
ORIENTAÇÕES PARA O ADOTABH
NORMA TÉCNICA
Para acesso ao site e divulgação das imagens e informações sobre os animais, o doador deverá se inscrever e estar de acordo com as normas previstas:
- Este site se destina apenas a animais para adoção, sendo vetadas ações de venda, troca, busca de parceiros para acasalamento, reprodução assistida ou qualquer outra forma de benefício financeiro ou material.
- A criação comercial de suínos é vetada no Município de Belo Horizonte, sendo tolerados os animais criados como Pets.
- As informações prestadas sobre o animal disponibilizado para adoção são de inteira responsabilidade do tutor.
- Os alinhamentos para adoção e entrega do animal, devolução ou adoecimento no período pós adoção deverão estar livremente acordados entre as partes envolvidas, sendo sugerida a utilização de um Termo ou Contrato de Adoção.
- Recomenda-se a utilização de Termo de Adoção. Link para o Termo de Adoção a ser firmado entre as partes, podendo ser utilizado o Termo disponibilizado neste site ou outro, de acordo com a preferência ou orientação jurídica.
- Para a divulgação dos animais, será permitida 1 (uma) fotografia do animal, preferencialmente na horizontal.
- As informações a serem publicadas serão avaliadas pela Gerência de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, antes da divulgação no site.
- Em caso de finalização da adoção, o doador deverá comunicar, em 24 horas, que o animal não se encontra mais disponível e poderá ser mantido no site com a tarja “em processo de adoção” pelo tempo a ser definido pela Gerência de Defesa dos Animais.
- Os animais silvestres que podem ser disponibilizados para adoção devem constar na Lista de Espécies Isentas de Controle para Fins de Operacionalização do Ibama (Portaria IBAMA N° 2489, de 9 de julho de 2019).
- Recomenda-se que encontros presenciais para apresentação ou entrega dos animais, por questões de segurança, sejam realizados em locais públicos com visibilidade ou na presença de um grupo de pessoas.
- A veracidade das informações é de responsabilidade do tutor do animal e do adotante, com o aceite da LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS para divulgação de seus contatos pessoais.
- Não será permitida a divulgação de pedidos de contribuições financeiras para animais, lares temporários, pagos ou não, ou serviços de hospedagem.
Orientações para adotar um animal:
A adoção de um Pet para compor a família deve ser feita de forma planejada. Saiba que para realizar a adoção é preciso organização, investimento, disponibilidade e preparação para garantir uma boa qualidade de vida, além de saúde, segurança e conforto para seu cão ou gato.
Adoções ou aquisições irresponsáveis geraram um quantitativo de milhares de animais abandonados nas ruas, que além do sofrimento dos animais impacta diretamente as questões de saúde pública e segurança.
Adotar um pet significa ter um companheiro a longo prazo, considerando que a expectativa de vida é em média 10 anos.
Vale lembrar que o animal gera despesas, por isso o adotante deve estar ciente que além de gastos com alimentação como uma ração de qualidade e petiscos, há necessidade de acompanhamento médico veterinário, vacinas, castração e também banhos e tosas, garantindo a higiene do mesmo.
Outro quesito de destaque é o tempo, você deve dedicar carinho, paciência e atenção ao seu animalzinho. O adotante deverá passear, brincar e fazer companhia para “seu filho de quatro patas”, pensando em não deixar o pet muito tempo sozinho, visto que, isso pode gerar frustrações, ansiedade e diminuir a qualidade de vida dele.
Tenha consciência da necessidade de espaço em seu lar, quando falamos sobre gatos, a questão do tamanho da casa dificilmente se torna um problema, mas, ao adotar um cachorro o porte deve ser levado em consideração para disponibilidade de espaço.
Adotar é um ato de amor! Após estar ciente das orientações para se ter um companheiro, esteja preparado para ter um verdadeiro integrante de sua família que sempre estará disponível para te dar muito amor e carinho!
Em se tratando de espécies de animais como aves, peixes, répteis, caprinos, ovinos, suínos, equinos e bovinos, sugerimos uma pesquisa rigorosa sobre o comportamento dos animais, alimentação, espaço, cuidados sanitários e custos de manutenção.
Nunca adote por impulso e sim de forma consciente e planejada .
Novo Anel interditado para manutenção
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizará uma operação de trânsito no trecho do Novo Anel compreendido entre a Avenida Amazonas e a Rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, região Oeste. A ação está agendada para acontecer das 21h desta terça-feira (07/10/2025) até as 4h de quarta-feira (08/10/2025), e afetará ambos os sentidos da via.
Acessar LinkNovo Anel interditado para manutenção
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizará uma operação de trânsito no trecho do Novo Anel compreendido entre a Avenida Amazonas e a Rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, região Oeste. A ação está agendada para acontecer das 21h desta terça-feira (07/10/2025) até as 4h de quarta-feira (08/10/2025), e afetará ambos os sentidos da via. Essa intervenção é essencial para a execução de serviços de manutenção no corredor de trânsito.
Detalhes do Fechamento e Desvio
A partir das 23h, será implementado um fechamento total da pista no KM 536 do Novo Anel, logo após a Avenida Amazonas, na direção Vitória/Rio de Janeiro. O fluxo de veículos será desviado operacionalmente para o contrafluxo (pista oposta) e seguirá assim por aproximadamente três quilômetros, até a altura da Rua Úrsula Paulino (KM 539).
Coordenação e Segurança
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está à frente da coordenação da operação, que contará com o apoio da BHTrans e da Guarda Civil Municipal. O principal objetivo é garantir a segurança viária e o bom andamento dos trabalhos. O trecho estará totalmente sinalizado, e agentes estarão presentes no local para monitorar o trânsito durante todo o período da intervenção.Intervenção de Trânsito no Novo Anel (Belo Horizonte)
Limpeza Massiva no Novo Anel
Desde a municipalização do Novo Anel em 3 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com a atuação da SLU e parceiros, executou um trabalho intensivo de limpeza que já removeu cerca de 350 toneladas de resíduos. Essa média superior a 12 toneladas por dia inclui capina, roçada e a remoção de lixo em deposições clandestinas ao longo do corredor.
Acessar LinkLimpeza Massiva no Novo Anel
Desde a municipalização do Novo Anel em 3 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com a atuação da SLU e parceiros, executou um trabalho intensivo de limpeza que já removeu cerca de 350 toneladas de resíduos. Essa média superior a 12 toneladas por dia inclui capina, roçada e a remoção de lixo em deposições clandestinas ao longo do corredor.
Duas operações se destacaram pela quantidade de material retirado:
Uma ação concentrada na Região Nordeste, entre as ruas José Cleto e Afonso de Carvalho (Santa Cruz/Cachoeirinha), recolheu 112,71 toneladas de resíduos desde 25 de junho.Na Pampulha, na marginal próxima à Rua Padre Leopoldo Mertens (São Francisco), 120 toneladas de terra e entulho foram retiradas em um único dia.O esforço se estendeu por várias regiões: a Pampulha teve suas alças de acesso limpas (Cristiano Machado, Antônio Carlos, Carlos Luz), e a Região Noroeste (antigo Aeroporto Carlos Prates) contribuiu com a remoção de 40,2 toneladas. Outras áreas, como a Região Oeste (Úrsula Paulino/Avenida Amazonas), também receberam intervenções.
1 mês de limpezas intensas no Novo Anel
A Prefeitura de Belo Horizonte completa um mês de gerenciamento do Novo Anel com uma série de melhorias nos 22,5 quilômetros municipalizados em 3 de junho
Acessar Link1 mês de limpezas intensas no Novo Anel
A Prefeitura de Belo Horizonte completa um mês de gerenciamento do Novo Anel com uma série de melhorias nos 22,5 quilômetros municipalizados em 3 de junho. O trabalho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é feito de forma integrada com a Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb). Várias ações estão sendo executadas na região Nordeste, entre as ruas José Cleto e Afonso de Carvalho, no Bairro Santa Cruz, e entre o Beco Vizeu e a José Cleto, no Cachoeirinha, com a utilização de retroescavadeira e pá-carregadeira.
Uma grande ação de limpeza foi feita na marginal, em uma deposição clandestina de terra e entulho na esquina com a Rua Padre Leopoldo Mertens, no Bairro São Francisco, na Pampulha. Na mesma região foram feitas a limpeza e capina de alças do Novo Anel com as avenidas Cristiano Machado (Bairro Suzana), Antônio Carlos (São Francisco) e Carlos Luz (Engenho Nogueira). Também foram limpos a passarela para pedestres da Vila Santa Rosa e Vila Real e o trecho da Cristiano Machado até a Avenida Professor José Vieira (Engenho Nogueira).
Na região Noroeste, a SLU fez a capina e retirou resíduos provenientes de uma deposição clandestina na marginal, na altura do antigo Aeroporto Carlos Prates. Foi feita ainda a limpeza e roçada nas alças do Novo Anel com a Rua Úrsula Paulino e Avenida Amazonas, no Bairro Madre Gertrudes, na região Oeste.
650 toneladas de lixo recolhidas no Novo Anel
A municipalização do Novo Anel completa dois meses com várias melhorias feitas pela Prefeitura de Belo Horizonte para dar mais segurança a quem passa pelo movimentado corredor. São intervenções de manutenção e limpeza, já foram recolhidas 648 toneladas de resíduos.
Acessar Link650 toneladas de lixo recolhidas no Novo Anel
A municipalização do Novo Anel completa dois meses com várias melhorias feitas pela Prefeitura de Belo Horizonte para dar mais segurança a quem passa pelo movimentado corredor. São intervenções de manutenção e limpeza, já foram recolhidas 648 toneladas de resíduos. A remoção de resíduos foi feita pela SLU em ações de capina, roçada, retirada de deposições clandestinas de lixo e recolhimento de animais mortos. A capina foi destaque recentemente, em julho, quando cerca de 100 garis estiveram envolvidos na limpeza das áreas em torno das alças do Viaduto Otto Lara Resende, de acesso à Cristiano Machado, na região Nordeste. Na Pampulha, a roçada das alças dos viadutos das avenidas Catalão, Antônio Carlos e Cristiano Machado contaram com o trabalho de 104 garis.
A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende, destaca que as limpezas trazem melhor visibilidade, mobilidade e segurança para motoristas e pedestres. Ela ressalta a importância da participação da população na manutenção da limpeza, com atitudes simples como não jogar lixo nas margens da via. “É fundamental que todos nós tenhamos este sentimento de pertencimento em relação ao Novo Anel. Ele é do município, mas é também da população, que deve se apropriar do espaço e atuar conjuntamente com o poder público, visando sua conservação”, afirma.
3 meses de mais limpeza no Novo Anel
Em três meses de municipalização do Novo Anel, a Prefeitura de Belo Horizonte segue fazendo melhorias e a e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) já recolheu 849 toneladas de resíduos neste período. Limpeza e manutenção de sistemas de drenagem foram realizadas nas regionais Barreiro, Nordeste e Pampulha.
Acessar Link3 meses de mais limpeza no Novo Anel
Em três meses de municipalização do Novo Anel, a Prefeitura de Belo Horizonte segue fazendo melhorias e a e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) já recolheu 849 toneladas de resíduos neste período. Limpeza e manutenção de sistemas de drenagem foram realizadas nas regionais Barreiro, Nordeste e Pampulha. A Suzurb ainda fez intervenções na Regional Barreiro (recolocação de tampas de ponto de visita e bocas de lobo, assentamento de tampas em concreto) e Noroeste (limpeza e assentamento de New Jersey, ou barreiras de concreto).
A SLU retirou 849 toneladas de resíduos do Novo Anel nestes três meses, e um animal morto foi recolhido. Além da limpeza e capina nas alças dos viadutos e ao longo da via, foram removidas grandes deposições clandestinas de entulhos, em alguns casos com a utilização de pá carregadeira, além de resíduos como móveis, eletrodomésticos e recicláveis.
Novo Anel interditado para limpeza
A Prefeitura de Belo Horizonte vai executar desta terça (23) à quinta-feira (25), de 9h às 16h, serviços de manutenção e limpeza no Novo Anel, entre a Avenida Antônio Carlos e a BR-040.
Acessar LinkNovo Anel interditado para limpeza
A Prefeitura de Belo Horizonte vai executar desta terça (23) à quinta-feira (25), de 9h às 16h, serviços de manutenção e limpeza no Novo Anel, entre a Avenida Antônio Carlos e a BR-040. Por causa das intervenções, duas faixas de trânsito ficarão interditadas no trecho e agentes da BHTrans vão sinalizar e monitorar o local para garantir a segurança viária. Será feita a limpeza dos dispositivos de drenagem (bocas de lobo, sarjetas e valetas), capina, retirada de entulhos e detritos. A pista central do Novo Anel também passará por limpeza, à esquerda, junto à barreira New Jersey (usada como separador de fluxo). Está prevista ainda a lavagem das faixas de rolamento e das barreiras, conforme avaliação técnica no local.
Os trabalhos serão feitos nos dois sentidos do corredor de trânsito. O gerente de Manutenção do Novo Anel, engenheiro Hugo Melo, destaca que a limpeza vai preparar o trecho para uma nova pintura, com mais durabilidade, uma vez que nele há muitos detritos. “Vamos retirar todo esse material, varrer, limpar, para que a pintura a ser executada tenha uma vida útil maior”.
Os serviços serão realizados de forma integrada por equipes do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Viária (DMIV) e Gerência de Manutenção e Conservação (GMCAR) – ambos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura –, Gerências Regionais de Manutenção (Germas) BHTrans, e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).