Pular para o conteúdo principal

Foto de gorila segurando o filhote
Foto: Divulgação PBH

Zoológico de BH comemora o nascimento de mais um gorila

criado em - atualizado em

Os Biólogos – especialmente os que atuam no Jardim Zoológico de Belo Horizonte – têm hoje um duplo motivo para comemorar. Além de 3 de setembro ser o dia deste profissional que estuda a vida em suas mais diversas formas, uma das famílias mais famosas que vivem no Zoo de BH acaba de aumentar. Nesta madrugada, nasceu no local mais um filhote da espécie gorilas da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), o quinto nascido em BH. A capital mineira conta, portanto, com o primeiro - e único até o momento – grupo reprodutivo desta espécie, criticamente ameaçada de extinção conforme classificação internacional, em um Jardim Zoológico da América do Sul.

O pequeno gorilinha, filho de Imbi (fêmea) e Leon (macho), nasceu uma semana antes do aniversário de 7 anos de seu irmão Jahari, e, também, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Gorila (24/9), uma data instituída em 2017 no quinquagésimo aniversário do Centro de Pesquisa de Karisoke, em Ruanda, base de estudo de campo mais antiga dedicada à conservação, proteção e estudo de gorilas e seus habitats na África.

O novo filhote de gorila belo-horizontino está no recinto junto com o restante do grupo e permanece o tempo todo no colo da mãe. Conforme informações da equipe técnica do Zoo, o quadro de saúde do animal apresenta-se estável e, até o momento não é possível afirmar o sexo do filhote. Nestes primeiros dias, o foco é garantir privacidade e segurança para a família. Por isso, a partir de hoje a visitação ao recinto dos gorilas estará restrita ao túnel (com as laterais interditadas), por tempo indeterminado, justamente para resguardar a tranquilidade da família com a chegada do novo membro.

Humberto Mello, biólogo e gerente do Jardim Zoológico de BH, conta que “o nascimento de um quinto filhote de gorila no Zoo de BH reforça que estamos no caminho certo, comprovando nossa experiência no manejo desta espécie e o sucesso das práticas aqui adotadas, fruto da dedicação, estudo e qualificação contínua de uma equipe multidisciplinar, composta por Biólogos – os profissionais que hoje homenageamos, mas também de tratadores, veterinários, educadores ambientais, zootecnista, nutricionista, e outros profissionais de apoio”.

Ainda conforme Humberto, nesses primeiros meses o foco da equipe vai ser oferecer o máximo de autonomia, privacidade e conforto para a família, conforme o plano de manejo para a espécie estabelecido pela equipe técnica do Zoo, que é baseado nas melhores práticas internacionais para cuidado de gorilas.

Vale lembrar que a visitação aos espaços da Zoobotânica, entre os quais o Zoo de BH, requer agendamento prévio, sujeito à lotação máxima diária. O agendamento – que é gratuito - pode ser feito no site, no menu “agendamento de visitas”. O pagamento dos ingressos deve ser feito exclusivamente na bilheteria do local, no dia da visita, conforme preços disponíveis no mesmo site, menu “preços e horário”. Neste final de semana, a Zoobotânica funcionará normalmente, de quinta a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h) e reabrirá as portas novamente, de forma excepcional, na terça-feira, dia 7, das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h). Bebês menores de 9 meses, por não poderem receber a dose de vacina contra a febre amarela, não podem acessar o local. É obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca durante toda a permanência no espaço, conforme decreto municipal vigente.

 

Grupo de Gorilas do Zoo de BH

  • LEON

Nascimento: 1998
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Espanha

 

  • IMBI

Nascimento: 2000
Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
De onde veio: Reino Unido

 

  • LOU LOU

Nascimento: 2004
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Reino Unido

 

  • SAWIDI

Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

 

  • JAHARI

Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

 

  • AYO

Nascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

 

  • ANAYA

Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

 

  • FILHOTE SEM SEXO DEFINIDO

Nascimento: 3 de setembro de 2021, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon