Pular para o conteúdo principal

Visitas ao Jardim Zoológico de BH são liberadas sem agendamento
Foto: Suziane Brugnara/Divulgação

Visitas ao Jardim Zoológico de BH são liberadas sem agendamento

criado em - atualizado em

A partir desta terça-feira, dia 4, não será mais necessário o agendamento prévio para visitas ao Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Jardim Botânico e o Aquário do Rio São Francisco. Os espaços administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também ampliaram o funcionamento, que agora passa a ser de terça-feira a domingo.

 

Conforme a nova medida, a entrada de ônibus e vans nos espaços também volta a ser permitida, e deve ser realizada exclusivamente pela Portaria 2 (avenida Antônio Francisco Lisboa, 2.600, bairro Serrano). É importante ressaltar que continuam valendo as orientações para prevenção da Covid-19 e o uso obrigatório de máscara nos espaços.

 

Durante todo o mês de janeiro, devido às férias, há aumento significativo no número de visitantes aos espaços da Zoobotânica. É importante que a população programe-se para chegar cedo, evitando filas. Com a ampliação do funcionamento, os dias de semana também são boas opções para quem busca um fluxo menor de pessoas.

 

Imunização contra a febre amarela

 

Permanece, ainda, a exigência de vacinação contra a febre amarela para acesso às áreas do Zoológico. O visitante deverá apresentar o comprovante ou assinar declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado há, pelo menos, 10 dias.

 

Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar os espaços administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

Macacos não transmitem a doença

 

Vale lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela aos humanos. Os animais atuam apenas como bioindicadores da presença do vírus, permitindo ao poder público adotar as medidas preventivas e de controle a fim de evitar a propagação do vírus.

 

Esquema vacinal

 

Veja como é o esquema vacinal contra a febre amarela:

 

- Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem tomar 1 (uma) dose;

- Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem tomar a dose de reforço;

- Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar 1 (uma) dose;

- Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem tomar 1 (uma) dose de reforço.

 

Para conferir mais informações sobre o Zoológico, o Aquário e o Jardim Botânico, como horários de funcionamento, linhas de ônibus e preços dos ingressos, acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.