10 January 2024 -
O cuidado e a preocupação com a qualidade dos alimentos fabricados e comercializados durante o período das férias escolares são os principais objetivos da Vigilância Sanitária (VISA) de Belo Horizonte neste início de ano. A Vigilância realiza vistorias durante todo o ano, mas, durante as férias escolares, as ações são intensificadas em estabelecimentos que fabricam e comercializam alimentos, já que a alimentação fora de casa fica ainda mais comum nesse período.
Somente em 2023, por exemplo, a Vigilância Sanitária recebeu 1.357 denúncias sobre alimentos impróprios para consumo nesses estabelecimentos. Dessas, 96% das reclamações foram atendidas em até cinco dias, o que reflete a ágil atuação da Prefeitura de Belo Horizonte. Foram apreendidos, em 2023, quase uma tonelada de alimentos e cerca de 600 litros de itens impróprios para o consumo da população. Houve ainda a interdição de 18 estabelecimentos.
As visitas da VISA têm sido reforçadas com o objetivo de repassar orientações sobre as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais, além de verificar se os produtos estão próprios para o consumo da população.
As vistorias dos fiscais sanitários em supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes e bares são rotineiras ou mediante solicitações da população. Em caso de irregularidades nos locais vistoriados, é lavrado um auto de apreensão dos produtos.
Ao entrar em um estabelecimento, observe:
- Se o local está limpo e se não há disposição de lixo em local inadequado;
- Presença de cheiros estranhos, insetos, moscas e baratas;
- Prazo de validade dos alimentos.
Ao frequentar restaurantes com self-service:
- Observe se os queijos frescos, presuntos, salames, hortaliças ou saladas estão mantidos sob refrigeração;
- Prefira sempre os alimentos que estejam muito quentes ou muito frios, nunca em temperatura ambiente;
- Não espirre ou converse em cima dos alimentos que estão expostos ao consumo;
- Lave sempre as mãos antes das refeições ou utilize álcool 70%.