Pular para o conteúdo principal

Vigilância Sanitária intensifica orientações para comércio de alimentos no carnaval

Vigilância Sanitária reforça orientações para comércio de alimentos no carnaval

criado em - atualizado em

Vistoria nos restaurantes, bares, lanchonetes e padarias da cidade para orientação de boas práticas em relação a alimentos, treinamento sobre as condições higiênico-sanitárias que devem ser adotadas na manipulação e comercialização de alimentos, além de distribuição de material informativo. Essas são algumas das ações que estão sendo executadas pela Vigilância Sanitária (VISA) do município para garantir boas práticas em relação aos alimentos a serem vendidos no comércio de Belo Horizonte durante o carnaval.

Com o grande número de pessoas, os estabelecimentos que fabricam e comercializam alimentos precisam redobrar a atenção para que o produto final seja próprio para consumo. O folião ou morador que identificar locais de oferta de alimentos fora das normas de consumo adequado deve denunciar pelo aplicativo da PBH para maior e melhor atuação dos fiscais.

Durante todo o mês de fevereiro as equipes da VISA estão intensificando as vistorias nos estabelecimentos dos principais corredores do município, com objetivo de evitar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos. Durante as vistorias serão observados os principais itens que dizem respeito as condições gerais de higiene e limpeza, temperatura dos alimentos, condições de armazenamento e conservação, procedência dos produtos, prazo de validade e boas práticas de fabricação.

Treinamento

Além das vistorias in loco, a Vigilância Sanitária tem reforçado junto a proprietários de bares e restaurantes de Belo Horizonte, as orientações sobre as normas higiênicos-sanitárias e as boas práticas de manipulação e conservação de alimentos. Na última semana foi realizado treinamento com 36 representantes de bares e restaurantes. Nesae treinamento, foram abordadas desde as condições higiênico sanitárias dos equipamentos, móveis e utensílios, até as condições de armazenamento dos produtos a serem comercializados.

O material foi disponibilizado para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem compartilhado com seus associados. 

Ações durante o Carnaval

Durante o Carnaval, a Vigilância Sanitária estará de plantão para atender as denúncias referentes a alimentos e outras situações que se caracterizem como risco sanitário. Os foliões que identificarem qualquer suspeita de irregularidade ou passarem mal após consumir um alimento, poderão acionar a Vigilância Sanitária por meio do aplicativo da Prefeitura.