Pular para o conteúdo principal

Veículo de oito rodas transporta viga de 54 metros de comprimento, que vai chegar a BH dia 2 de junho para nova alça do Viaduto da Lagoinha.
Foto: Usiminas

Vigas para ampliação dos viadutos da Lagoinha chegam a BH

criado em - atualizado em

A primeira viga de aço que será que usada pela Prefeitura na construção do novo viaduto no Complexo da Lagoinha, chegará em Belo Horizonte na sexta-feira, dia 2 de junho. Com 54 metros de comprimento, a peça é a maior já fabricada pela Usiminas de Ipatinga, e faz parte do quarto lote fabricado para a obra de duplicação do viaduto Leste do Complexo da Lagoinha.

 

A estrutura saiu de Ipatinga no último dia 23, e faz parte do conjunto de 8 peças com dimensões entre 52 e 54 metros cuja chegada é programada para o mês de junho. As peças fazem parte da ampliação do Complexo da Lagoinha, que inclui a ligação dos corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos ao hipercentro da cidade.

 

Para fazer a movimentação e transporte das vigas de grande porte, minimizar os transtornos que poderão ser causados no trânsito, além de garantir a segurança nas vias, estradas, foi feita uma operação de logística complexa envolvendo uma ação conjunta de diversos órgãos: Sudecap, BHTrans, DNIT, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, FCA, Usiminas, DEOP. Segundo o engenheiro da Sudecap e fiscal do contrato de ampliação do complexo da Lagoinha, Mauro Lúcio Ribeiro da Silva, “a utilização de vigas de grandes dimensões permite maior velocidade na montagem do viaduto, vencendo grandes vãos e menor  impacto ambiental na obra, uma vez que se gasta menos material para fazer os escoramentos e formas.”

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a previsão das chegadas das vigas será feita da seguinte forma: as duas primeiras vigas irão chegar nos dia 2 e 3 de junho, a 3ª, 4ª e 5ª vigas nos dias 17 a 18 de junho, e as três últimas no período de 23 a 25 de junho.

 

Operação no trânsito 

A BHTransirá realizar uma operação de trânsito para a chegada das peças à capital. A partir das 22h de sábado, dia 3 de junho, serão realizadas interdições na região do Anel Rodoviário com Avenida Antônio Carlos (Viaduto São Francisco). Agentes BHTrans irão acompanhar o percurso das peças pela Avenida Antônio Carlos até o Viaduto Leste (Complexo da Lagoinha), onde as vigas serão içadas. Confira mais detalhes neste link.

 

Por motivo de segurança, durante a operação de içamento, os acessos ao Viaduto Leste serão interditados entre as 23h de sábado, dia 3 de junho, até às 5h de domingo, dia 4 de junho. Toda a operação conta, ainda, com o apoio de diversos técnicos no Centro de Operação da Prefeitura (COP-BH) que irão auxiliar para garantir a segurança e o sucesso de toda a operação.  

 

A obra

Mapa mostra as duas novas alças que serão construídas no Viaduto da Lagoinha.

 

Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que irá gerar duas intervenções simultâneas. A intervenção 1 ocorrerá no viaduto que começa no apoio ao lado do FCA (Ferrovia Centro Atlântica), próximo à Rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na Av. do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da Rua São Paulo. Este viaduto terá uma nova alça.

 

 A Intervenção 2 ocorrerá no viaduto que se inicia na Av. Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente ao viaduto leste já existente e desce até a rua Rio de Janeiro. Trata-se do alargamento do Viaduto Leste já existente.

 

Do lado do Complexo da Lagoinha, sobre as pré-lajes, está sendo feita a armação complementar para concretagem tabuleiro e das proteções laterais (defensas tipo New Jersey), além de aterro da pista de acesso, pavimentação. Já do lado do hipercentro, as vigas metálicas estão sendo lançadas sobre os pilares, além da travessia sobre as faixas de domínio da CBTU e FCA/VLI. 

 

Esta obra é complementar a primeira etapa do Boulevard Arrudas III. Já foi concluída a contenção do encabeçamento o início dos viadutos da Lagoinha com a Av. Antônio Carlos; foram executadas as estacas e blocos de fundação (infraestrutura), os pilares (mesoestrutura) e as vigas travessas (parte da superestrutura). Algumas árvores também foram transplantadas. Com a conclusão da 1ª etapa da obra do Boulevard Arrudas III, a pista da Avenida do Contorno, no sentido centro - Bairro foi refeita, asfaltada, sinalizada horizontalmente (pintura) e liberada para tráfego normal. O passeio de piso intertravado na divisa com a Ferrovia Centro Atlântica - FCA também está concluído.

 

A Sudecap iniciou os trabalhos em fevereiro de 2015 e a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2017. O valor do financiamento é de R$ 61.418.124,87, com recursos do PAC Mobilidade.