Pular para o conteúdo principal

Vídeos de alunos municipais estão disponíveis para votação

criado em - atualizado em

No ano em que Belo Horizonte completa 120 anos, o V Festival Educação Integral de Minicurtas – BH (Feimc) traz como tema “O Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte”. Os vídeos, que têm duração média de um minuto, foram produzidos por alunos de escolas municipais e estão disponíveis para votação popular no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio deste link.  

 

Divididos em três categorias - documentário, animação e ficção - os vídeos foram produzidos por alunos que participam dos programas Escola Integrada e Escola Aberta, sempre com o auxílio de um professor ou oficineiro dos programas. No portal da PBH, o público pode assistir a cada um dos 40 vídeos disponíveis e escolher o seu favorito. É possível votar quantas vezes quiser.

 

Na produção, os jovens utilizaram celular, câmera de vídeo digital ou analógica, câmera de foto digital, programas de animação ou computação gráfica. Os vídeos disponíveis para votação já foram avaliados por um júri técnico e agora estão à disposição do público para análise e votação.

 

Para a coordenadora do projeto, Vanessa Vieira, integrante da Diretoria de Educação Integral, a escolha do patrimônio imaterial como tema do V Feimc “surgiu como forma de valorizar elementos culturais que fazem parte da tradição, do cotidiano das localidades, mas que, muitas vezes, os próprios moradores não os reconhecem como patrimônio.” Festas, celebrações, devoções, costumes, lendas, ofícios, feiras e outros, são exemplos de patrimônios revelados nos vídeos produzidos para a quinta edição do Feimc.

 

A votação vai até o dia 26 deste mês. A cerimônia de premiação do Festival de Minicurtas está marcada para o dia 4 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Engenharia da UFMG.