Pular para o conteúdo principal

Crianças usam computadores em bancada

Venda Nova recebe Conexão Aberta 2019, programa de inclusão digital

criado em - atualizado em

A edição 2019 do projeto Conexão Aberta foi lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 4. Nesta primeira etapa, a regional Venda Nova foi escolhida para receber a carreta, equipada com 20 computadores e impressoras. O veículo está estacionado na Escola Municipal Vicente Guimarães (rua Izaura Pereira Almeida, 110, bairro Letícia), onde ficará até o dia 28 de julho.


O Conexão Aberta é uma das ações de inclusão digital e social desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e leva oportunidade e conhecimento para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A carreta fica estacionada em frente a uma escola para facilitar o acesso dos alunos, mas o serviço está disponível para toda a comunidade.


A cerimônia de abertura contou com apresentações artísticas e a presença de representantes da Prodabel e da Secretaria Municipal de Educação. “Levar inclusão digital para as comunidades, em especial para crianças e adolescentes, é de fundamental importância. Quando uma carreta chega a um determinado local, mexe com as pessoas, não só pelo tamanho, mas pelo que ela representa. É uma ação muito rica para todos os que participam”, afirmou a gerente do programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Marcelle Azzi.


No local, são oferecidos cursos rápidos para pessoas de todas as idades, acesso gratuito à internet e serviços, como pagamento e impressão de segunda via de contas, emissão de currículos, acesso a e-mails e redes sociais, entre outros.


De acordo com o superintendente de Inclusão Digital da Prodabel, Wellington Ferreira Cardoso, este ano o programa foi ampliado. “Substituímos e ampliamos o número de computadores, de 12 para 20, trocamos as impressoras, atualizamos o software utilizado e ampliamos o acesso à carreta para as escolas do entorno de onde ela ficará estacionada”, afirmou.