Pular para o conteúdo principal

Pré-conferência de Assistência Social
Avanilton Aguilar

Venda Nova realiza pré-conferência de Assistência Social

05/07/2017 | 14:10 | atualizado em 06/07/2017 | 17:22

A Regional Venda Nova realizou, no último sábado, 1º de julho, sua 12ª pré-conferência Regional de Assistência Social, reunindo 171 participantes para debater o tema: Garantia dos direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro foi realizado, pela manhã, na Faculdade de Engenharia Kennedy, com indicação dos delegados que representarão a região na Conferência Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de julho. As pré-conferências regionais fazem parte do processo conferencial da Política Pública de Assistência Social em Belo Horizonte e tem o objetivo de pautar as especificidades locais, regionais, de público e de território.
 

Participaram da pré-conferência de Venda Nova usuários da Assistência Social, como beneficiários do Bolsa Família; do Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias acompanhadas pelos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e pelos CREAS (Centros Especializados de Assistência Social); pessoas idosas; população em situação de rua; adolescentes e jovens; além de trabalhares do SUAS e representantes das entidades e organizações não governamentais de Assistência Social.


Entre os participantes estava Anédia Miranda Farias, usuária do CRAS Lagoa, que defende um olhar para os jovens ociosos. “Eu sou usuária do CRAS Lagoa e colaboro com a comunidade, ministrando curso de artesanato. Eu acho importante que a Pré-conferência tenha um olhar para os jovens, que precisam de atividades, como esportes, para sair da ociosidade”, explicou.
 

O gerente de Coordenação Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior, participou da abertura, juntamente com representantes da SMAAS e do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). Valéria Andrade Martins, gerente de Assistência Social na Regional Venda Nova, conduziu o processo e avalia o desafio que é o debate em um cenário de perda de direitos. “A Pré-conferência é um momento muito rico para debatermos sobre os desafios e avanços da Assistência Social em Venda Nova. Debater sobre a Assistência Social, Hoje, é um desafio ainda maior, tendo em vista um contexto de perda de direitos, sinalizado como uma forma de resolver a crise política e econômica instalada no país. Faz-se urgente e necessário reforçar que a nossa luta é por nenhum direito a menos”, disse.
 

O evento contou com apresentações artísticas, como declamação de poemas pela usuária Tabajara Silvana da Cruz, apresentação de dança, dos alunos do Projeto Vida Padre Gailhac, e de teatro, do grupo de mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS).

Roda de conversa da SMAAS
Roda de conversa da SMAAS
Apresentação de Teatro do grupo de mobilização social da SMAAS
Apresentação de Teatro do grupo de mobilização social da SMAAS