Pular para o conteúdo principal

Vacina contra a covid-19, financiada pela PBH, chega à penúltima etapa de testes
Amira Hissa/PBH

Vacina contra a covid-19, financiada pela PBH, chega à penúltima etapa de testes

criado em - atualizado em

Resultado de parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a SpiN-TEC – vacina contra a covid-19 que poderá se tornar a primeira 100% brasileira – chegou à segunda das três fases que compõem os testes clínicos com humanos. Em 2021, a PBH assinou um termo de patrocínio que garantiu R$ 30 milhões para o financiamento dos estudos da fase clínica 1 e 2 da  vacina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o estudo e os resultados da primeira etapa. Agora, os pesquisadores vão contar com a participação de 360 voluntários, homens e mulheres com idade de 18 a 85 anos, que devem ter disponibilidade para serem acompanhados presencialmente pela equipe em Belo Horizonte.

Os recursos repassados pela Prefeitura foram usados para custear despesas relacionadas à manutenção e experimentos com os animais e compra de reagentes (para avaliação da resposta imune, produção e formulação das vacinas). Além da produção de lotes de teste para análise da Anvisa, supervisão dos ensaios, preparo da documentação de pedido de registro, execução dos testes pré-clínicos e duas etapas dos ensaios clínicos.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, o desenvolvimento da SpiN-TEC é um passo importante que pode marcar a história do país. “O Sistema Único de Saúde foi colocado à prova durante a pandemia e demonstrou toda a sua potência. Mais uma vez, vem do setor público e da ciência esse avanço tão importante. Pela primeira vez, um imunizante totalmente brasileiro pode fazer parte do calendário nacional de vacinação. Precisamos continuar trabalhando em parceria, sempre investindo e apoiando projetos como esse”, afirmou o secretário.

“O primeiro grande financiamento desse projeto veio da Prefeitura de Belo Horizonte. A entidade tem nos dado apoio em todas as instâncias e entendido as dificuldades de se realizar um trabalho como este. Destaco essa parceria tão necessária para o avanço dessa iniciativa”, ressaltou o coordenador dos testes clínicos da SpiN-TEC, Helton Santiago.

Como ser um voluntário?

Para participar da segunda etapa dos testes clínicos, os voluntários devem ter recebido, até maio de 2023, as doses iniciais de CoronaVac ou AstraZeneca e o reforço com Pfizer ou AstraZeneca. Outro critério é não ter tido covid-19 há, pelo menos, seis meses. Os acompanhamentos presenciais serão realizados nos centros de pesquisa participantes, em Belo Horizonte.

Pessoas com doença crônica controlada (hipertensão, diabetes e outras) também podem se inscrever. Mas cabe ressaltar que elas passarão por avaliação médica para verificar se estão aptas ou não a participar dos testes clínicos.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário específico, disponível neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31) 99972-0292 ou pelo telefone (31) 3401-1152.