Pular para o conteúdo principal

Mulher em casa com dois filhos, um deles no colo e com o título de propriedade em mãos.
Foto: Divulgação PBH

Urbel entrega títulos de propriedade para famílias de conjuntos habitacionais

21/12/2018 | 17:30 | atualizado em 21/12/2018 | 17:37
Centenas de moradores de conjuntos habitacionais de interesse social vão começar o ano novo sendo legalmente donos de seus imóveis. É que no mês de dezembro, a Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entregou os registros de propriedade em cinco conjuntos regularizados na Capital: Lagoa e Diamante I, na região de Venda Nova; Diamante Azul e Jardim Castanheira, na região do Barreiro, e Granja IX, na região Leste. Ao todo, 925 famílias das unidades habitacionais foram beneficiadas, sendo que 440 moradores com situação cadastral liberada já receberam em mãos o título de propriedade. 

A titulação é a conclusão do processo de regularização dos imóveis e foi constituída por diversas etapas, como aprovação dos conjuntos, obtenção de certidão de baixa, registro da instituição e convenção de condomínio, além da emissão e registro das escrituras. O documento de propriedade traz diversos benefícios para os moradores, que passam a ter acesso a financiamento bancário ou crédito no comércio, conquistam um endereço oficial reconhecido, ampliam o acesso aos serviços públicos e têm o seu imóvel valorizado. 

Os moradores do conjunto Granja IX, mais conhecido como residencial Taquaril, estão comemorando a conquista dos títulos recebidos. A aposentada Perpétua Santana, que mora com a filha, realizou um sonho antigo. "Imagina a importância de ter um apartamento que é meu de verdade? Tudo isso que está acontecendo comigo é muito bom, nem dá pra acreditar", disse. A dona de casa Diana Pereira ficou empolgada e, ao receber o documento, fez questão de se arrumar e posar para a foto com o casal de filhos. "Eu não sabia que ia receber a escritura registrada agora. Estou muito feliz por mim e pelos meninos, pois é uma garantia pra eles. Fico bem mais tranquila para seguir a vida, pois sabemos que essa casa agora é nossa", falou a mãe, orgulhosa. 

Diretor de Habitação e Regularização da Urbel, Aderbal de Freitas destacou a importância desses documentos para as famílias e elogiou o trabalho da equipe. "Com a titulação, atendemos população de baixa renda - organizada nos movimentos por moradia e oriunda de assentamentos informais - removidas em função de obras públicas, garantindo, assim, o direito social à habitação digna e integração à cidade. Quero parabenizar os técnicos pelo trabalho e acompanhamento social das famílias. Com empenho, conseguimos cumprir as metas previstas nos últimos dois anos, referentes à regularização fundiária em áreas de interesse social no município", concluiu.  
 


Regularização Fundiária 2017/ 2018

De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte regularizou 5.352 domicílios e 1.855 unidades habitacionais, beneficiando um total de 7.207 famílias. 
 
 

21/12/2018. Entrega de Títulos. Fotos: Dvulgação/PBH


Últimas Notícias

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva. Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

Campeonato Brasileiro será disputado, em São Paulo, por equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência, com apoio da Prefeitura. 

17/09/2019 | 20:22
Jovem pinta favela em módulos quadrados no chão. PBH contribui com formação de jovens de áreas vulneráveis

Educação, arte e cultura fazem parte da formação de jovens moradores de áreas vulneráveis, por meio do Projovem. 

17/09/2019 | 19:05