Pular para o conteúdo principal

Mulher em casa com dois filhos, um deles no colo e com o título de propriedade em mãos.
Foto: Divulgação PBH

Urbel entrega títulos de propriedade para famílias de conjuntos habitacionais

criado em - atualizado em
Centenas de moradores de conjuntos habitacionais de interesse social vão começar o ano novo sendo legalmente donos de seus imóveis. É que no mês de dezembro, a Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entregou os registros de propriedade em cinco conjuntos regularizados na Capital: Lagoa e Diamante I, na região de Venda Nova; Diamante Azul e Jardim Castanheira, na região do Barreiro, e Granja IX, na região Leste. Ao todo, 925 famílias das unidades habitacionais foram beneficiadas, sendo que 440 moradores com situação cadastral liberada já receberam em mãos o título de propriedade. 

A titulação é a conclusão do processo de regularização dos imóveis e foi constituída por diversas etapas, como aprovação dos conjuntos, obtenção de certidão de baixa, registro da instituição e convenção de condomínio, além da emissão e registro das escrituras. O documento de propriedade traz diversos benefícios para os moradores, que passam a ter acesso a financiamento bancário ou crédito no comércio, conquistam um endereço oficial reconhecido, ampliam o acesso aos serviços públicos e têm o seu imóvel valorizado. 

Os moradores do conjunto Granja IX, mais conhecido como residencial Taquaril, estão comemorando a conquista dos títulos recebidos. A aposentada Perpétua Santana, que mora com a filha, realizou um sonho antigo. "Imagina a importância de ter um apartamento que é meu de verdade? Tudo isso que está acontecendo comigo é muito bom, nem dá pra acreditar", disse. A dona de casa Diana Pereira ficou empolgada e, ao receber o documento, fez questão de se arrumar e posar para a foto com o casal de filhos. "Eu não sabia que ia receber a escritura registrada agora. Estou muito feliz por mim e pelos meninos, pois é uma garantia pra eles. Fico bem mais tranquila para seguir a vida, pois sabemos que essa casa agora é nossa", falou a mãe, orgulhosa. 

Diretor de Habitação e Regularização da Urbel, Aderbal de Freitas destacou a importância desses documentos para as famílias e elogiou o trabalho da equipe. "Com a titulação, atendemos população de baixa renda - organizada nos movimentos por moradia e oriunda de assentamentos informais - removidas em função de obras públicas, garantindo, assim, o direito social à habitação digna e integração à cidade. Quero parabenizar os técnicos pelo trabalho e acompanhamento social das famílias. Com empenho, conseguimos cumprir as metas previstas nos últimos dois anos, referentes à regularização fundiária em áreas de interesse social no município", concluiu.  
 


Regularização Fundiária 2017/ 2018

De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte regularizou 5.352 domicílios e 1.855 unidades habitacionais, beneficiando um total de 7.207 famílias. 
 
 

21/12/2018. Entrega de Títulos. Fotos: Dvulgação/PBH