19 Fevereiro 2024 -
No último sábado (17) e domingo (18), as 12 unidades de saúde abertas pela Prefeitura de Belo Horizonte atenderam 2.435 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika. Os locais têm sido disponibilizados pela PBH gradativamente e de acordo com a situação epidemiológica, para garantir a assistência médica da população da capital.
Somente nos sete centros de saúde – Francisco Gomes Barbosa/ Tirol (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste), Santa Terezinha (Pampulha) e Rio Branco (Venda Nova) –, foram atendidos 1.591 pacientes. O funcionamento dessas unidades ocorreu de 7h às 19h, com exceção do CS Rio Branco, que teve o horário ampliado e prestou assistência até as 22h. A medida foi implantada devido à grande procura por atendimento apresentada pela regional Venda Nova.
Já os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAA) garantiram a assistência a 773 pessoas. Os CAAs estão funcionando nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova e são equipamentos porta aberta, ou seja, atendem às demandas espontâneas. As unidades funcionam todos os dias da semana, de 7h às 22h.
As Unidades de Reposição Volêmica (URVs), nas regionais Centro-sul e Venda Nova, também funcionaram durante todo o fim de semana e receberam 71 pessoas, do total de atendidos nos centros de saúde e CAAs. Esses locais ficam abertos todos os dias, por 24 horas, e acolhem pacientes que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.
Cabe ressaltar que os dados apresentados não contemplam os atendimentos realizados nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, que também funcionam diariamente, durante as 24 horas, para atender situações de urgência e emergência. A Prefeitura reforça a orientação para que as pessoas com febre, dores no corpo, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele procurem os centros de saúde da cidade ou os CAAs.
O endereço de todos os locais destinados ao atendimento de pessoas com suspeita de dengue e outras arboviroses podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.