Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte alerta sobre a importância da vacina contra HPV
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte alerta sobre a importância da vacina contra HPV

criado em - atualizado em

Importante para prevenir os cânceres de colo do útero, uretra e garganta, a vacina contra o HPV faz parte da lista de doses ofertadas durante a Campanha de Multivacinação para o público menor de 15 anos e as aplicações seguem até o dia 31 de outubro nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Todos os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados on-line.

A vacina é aplicada em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Atualmente, conforme orientações do Ministério da Saúde, o município também disponibiliza o imunizante para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose. Essa ampliação é temporária e vai até dezembro.

“É uma vacina muito segura e eficaz. Estudo recente, conduzido pela Fiocruz, mostrou que a imunização reduziu em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves. Então, essa é uma grande oportunidade para pessoas de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizadas atualizarem o cartão de vacinação e se protegerem”, destaca o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Roberto Lopes Corrêa.

Para ser vacinado é necessário apresentar no local de aplicação, preferencialmente, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais nos pontos de vacinação.