Pular para o conteúdo principal

Unidades abertas no sábado atenderam mais de 200 pessoas com sintomas gripais
Foto: Divulgação

Unidades abertas no sábado atenderam mais de 200 pessoas com sintomas gripais

criado em - atualizado em

No primeiro sábado de abertura dos centros de saúde, estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte para ampliar a assistência de pessoas com sintomas respiratórios, 218 usuários foram atendidos. A unidade que mais prestou cuidados à população foi o Centro de Saúde Rio Branco, na Regional Venda Nova, com 72 consultas. 

"Essa ampliação faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias de Belo Horizonte, que está sendo colocado em prática aos poucos, conforme a necessidade. Estamos organizando as medidas de forma gradativa justamente para garantir que quem precisa de atendimento receba o cuidado no momento certo”, ressaltou a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo Rosa. 

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde continuam acompanhando os dados diariamente para avaliar a necessidade de abertura das unidades básicas de saúde nos próximos finais de semana. Cabe destacar que a medida de ampliar o funcionamento de centros de saúde, inicialmente aos sábados, considera a atual demanda assistencial e o cenário epidemiológico do município. 

O município reforça a orientação de que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam todos os dias, por 24 horas, ficam voltadas para o cuidado de casos mais graves e urgentes. 

Outra opção para os casos mais leves são as teleconsultas, que seguem sendo ofertadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para garantir o pleno acolhimento é feito um pré-atendimento por enfermeiros. Caso seja uma questão médica, a pessoa é encaminhada para a teleconsulta. Se for para outras questões, o próprio enfermeiro acolhe e orienta. O agendamento deve ser feito no portal da Prefeitura. 

Outras ações para o enfrentamento às doenças respiratórias 

Serão abertos, ainda nesta semana, mais 13 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Universitário Ciências Médicas. As vagas vão se somar a outros 30 leitos pediátricos na cidade abertos recentemente, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão municipal, e outros 10 no Hospital da Baleia.

Outra importante ação implementada foi o reforço no quadro de pediatras nas UPAs e as unidades que contavam com dois profissionais no plantão noturno agora possuem três especialistas.