Pular para o conteúdo principal

Unidade de AVC do Hospital Odilon Behrens recebe prêmio internacional
Divulgação/HOB

Unidade de AVC do Hospital Odilon Behrens recebe prêmio internacional

criado em - atualizado em

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, foi novamente reconhecida pelo prêmio Angels Awards. Mantendo o constante aperfeiçoamento do serviço, neste ano a instituição alcançou um status mais alto que em 2023, que é a categoria Platinum. A iniciativa identifica hospitais de alto desempenho que registraram e forneceram dados que vão contribuir na pesquisa e na identificação de pontos de melhoria no tratamento dos pacientes. 

Há mais de 20 anos o HOB inaugurou a unidade de AVC. O serviço conta com 23 leitos e presta atendimento a pacientes da capital e região metropolitana. Somente no período de setembro de 2023 a setembro de 2024, por exemplo, mais de 1,3 mil pacientes foram assistidos na unidade de AVC. Uma média de 112 pacientes por mês. 

Durante a certificação, que aconteceu no auditório do HOB, a consultora científica e representante da Angels Organization, Andrea Giordano, ressaltou o quanto a instituição se preocupa com as vítimas de AVC e com o cuidado oportuno aos pacientes. “Esse status mostra para a sociedade que o hospital é referência e possui dados que comprovam que a preocupação não está somente em diagnosticar, mas também em identificar a causa, o tratamento e a prevenção”, destacou. 

A coordenadora da Unidade AVC do HOB, Sandra Dias, ressaltou durante o encontro que o prêmio é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado e que as equipes seguirão se empenhando para alcançar o nível Diamond. 

Sinais de AVC

O AVC pode ser de dois tipos, hemorrágico ou isquêmico. Em ambos os casos, o sangue não chega a determinadas áreas do cérebro, resultando em perda das funções dos neurônios. 

Entre os sinais mais comuns estão: confusão mental; dificuldade de fala; paralisia, dormência ou formigamento em um dos lados do rosto e/ou corpo; alteração do equilíbrio e da coordenação; tontura ou alteração no andar; perda de força muscular; problemas na visão; dor de cabeça de início súbito, forte e sem motivo aparente. A orientação para as pessoas que apresentarem essas queixas clínicas é procurar imediatamente um serviço de saúde.