Pular para o conteúdo principal

Últimos dias para o cadastro de famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes
Divulgação/PBH

Últimos dias para o cadastro de famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes

criado em - atualizado em

Famílias de Belo Horizonte interessadas em acolher temporariamente crianças e adolescentes que precisam de um lar têm até 7 de maio para se inscrever e participar do Serviço Família Acolhedora da PBH. O contato para a entrada no serviço deve ser feito pelos telefones (31) 3423-8618 e (31) 99970-9266 (whatsapp), ou pelo e-mail familiasacolhedorasadm@providens.org.br. 

Para participar do Serviço Família Acolhedora, as famílias precisam passar por uma capacitação e pelo acompanhamento da equipe técnica, além de ter o desejo de realizar o acolhimento temporário, sem a intenção de adotar. Em relação aos critérios técnicos, é necessário que as famílias ou indivíduos morem em Belo Horizonte há pelo menos 2 anos, que o responsável tenha no mínimo 21 anos de idade, não possua antecedentes criminais e que haja a concordância de todos os membros da família sobre o acolhimento. Todos os detalhes estão disponíveis no Portal da PBH

O coordenador do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Carlos Henrique Oliveira, explica que o objetivo é que seja uma transição. “Ser uma família acolhedora é uma ação voluntária das famílias. O objetivo não é a adoção, mas sim apoiar temporariamente, até que a criança ou adolescente possa voltar para a família de origem ou que seja encaminhada para família substituta”, detalha. 

Ao invés de ir para uma instituição de acolhimento, a criança ou o adolescente afastado da família por situações de risco pode ser recebida em um lar temporário onde encontra carinho, atenção e a chance de viver em um ambiente familiar enquanto a situação é resolvida pela Justiça. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reconhece a importância dessa vivência e prioriza o acolhimento em família por entender que vínculos afetivos e convivência comunitária são essenciais para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. 

As famílias passam a ser acompanhadas pela Equipe Técnica do Serviço, que é executado pela PROVIDENS - Ação Social Arquidiocesana, parceira da Prefeitura de Belo Horizonte para a execução deste Serviço.