28 June 2023 -
Na última semana, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte foi espaço para a realização de aulas programadas integradas de campo (APIC) do curso de Medicina Veterinária da UFMG. A proposta, voltada às turmas dos últimos períodos da graduação, tem como objetivo oferecer uma vivência prática na aprendizagem dos alunos em atendimentos básicos e emergenciais, bem como em cirurgias eletivas e de maior complexidade.
Alunos, professores e monitores acompanharam por uma semana a rotina do equipamento e todas as atividades realizadas durante o expediente, seguindo as diretrizes estabelecidas pela administração do Complexo. Dentre as disciplinas participantes da APIC, estão: Clínica de Pequenos Animais, Cirurgia de Pequenos Animais, Anestesiologia, Patologia Clínica, Diagnóstico por Imagem e Saúde Pública.
Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária também esteve presente na unidade, por meio de uma van itinerante para realizar, junto aos usuários do Complexo, uma ação educativa sobre tutela responsável, doenças zoonóticas entre outros assuntos importantes para quem tem um animal em casa.
De acordo com o diretor do Complexo Público Veterinário, Aldair Pinto, a semana intensa de atividades foi, além de uma boa oportunidade para trocar experiências, um reforço nas rotinas dos atendimentos: “Recebemos cerca de 50 alunos com seus docentes e monitores. Essa troca de informações foi muito produtiva, tanto do ponto de vista acadêmico como da própria instituição. Ao longo das atividades foi possível, inclusive, realizar um número maior de cirurgias através do reforço que as práticas trouxeram à nossa agenda”, afirma.
Localizado na Rua Pedro Bizoto, 230, Madre Gertrudes, o Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte e pelo Grupo de Resgate Animal. A unidade promove o atendimento gratuito para animais de famílias que residem na cidade e realiza procedimentos como atendimentos de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação. Ele integra as ações da gerência de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e vem para fortalecer a atenção à crescente demanda de animais que necessitam de cuidados em Belo Horizonte.