Pular para o conteúdo principal

Transporte coletivo terá reforço de viagens e pontos desativados no carnaval
Foto: Divulgação/PBH

Transporte coletivo terá reforço de viagens e pontos desativados no carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai adotar um grande esquema de transporte coletivo para a programação do Carnaval 2023 entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A partir de sábado (18), o  transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários com a ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque. É importante salientar que essas medidas acompanham a previsão e a realização dos eventos. 

As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender o usuário. Toda operação nas estações será monitorada no Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH), verificando a demanda de linhas e passageiros por 24 horas. 
 
Clique e pesquise o quadro de horários e o itinerário da sua linha durante o Carnaval. 

No sábado (18) de Carnaval, o esquema de transporte estará preparado para atender a todos: os trabalhadores, quem precisa se deslocar para a Área Central e quem vai curtir a folia. 

Diversas linhas do transporte coletivo municipal serão desviadas no começo da manhã de sábado, com concentração de foliões na Praça da Estação. A partir das 10h será iniciada a operação para interditar as vias do Centro onde haverá áreas reservadas para desfiles dos blocos. Agentes da BHTrans vão orientar os passageiros sobre as mudanças nas linhas e nos itinerários. 

É fundamental que os passageiros se planejem e verifiquem se a sua linha ou seu ponto passará por mudanças durante o Carnaval 2023.


Pontos desativados


Mais de 260 pontos de ônibus serão desativados dentro das áreas reservadas para desfile dos blocos. Cartazes, em cada ponto, vão informar aos usuários os pontos mais próximos para cada uma das linhas. O usuário do transporte coletivo também pode conferir essas mudanças sem sair de casa clicando aqui, onde pode conferir os pontos desativados. Todos esses pontos também terão orientações aos usuários por meio dos aplicativos Google Maps e no SIUMOBILE.

Estações do MOVE e BHBUS

As estações do MOVE e BHBUS (Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) vão operar normalmente, 24 horas por dia. As estações do MOVE de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho estarão abertas 24 horas, das 4h de sábado (18), até 1h de quinta-feira (23). 
 
As estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas no sábado (18), das 4h às 11h59, em virtude dos desfiles de blocos na Praça da Estação. O atendimento será realizado nas estações Tamoios e Carijós. As estações voltarão a operar a partir das 12h de sábado. As estações Tamoios e São Paulo abrirão todos os dias entre 4h e 1h do dia seguinte. Fora deste horário, entre 1h e 4h, o atendimento será realizado nas estações Carijós e Rio de Janeiro. Clique e confira a operação detalhada de cada estação.

Metrô 

A Prefeitura de Belo Horizonte está em contato com representantes da CBTU e Setrabh/Transfácil na tentativa de minimizar os impactos da greve dos metroviários para os usuários do transporte público na capital. Caso a paralisação se estenda ao período do carnaval, a BHTrans, o Setra-BH e o Transfácil irão monitorar, em tempo real, a necessidade de viagens extras nas estações a partir do COP-BH e do CCO do Transfácil. Toda operação será conduzida pelo COP-BH e à medida que for verificada a necessidade, serão
solicitadas viagens extras. 

Posso Ajudar? 

Para orientar os foliões e usuários do transporte coletivo, quatro pontos da capital irão receber o Posso Ajudar?. Esse será um serviço para tirar dúvidas e se orientar sobre o transporte coletivo durante a folia.  Confira o mapa do Posso Ajudar no Portal da Prefeitura.
 Avenida Amazonas com Caetés (próximo à Praça da Estação);
 Praça Sete;
 Praça Afonso Arinos - Avenida Álvares Cabral com Avenida Augusto de Lima;
 Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi). 

Táxi 

Serão implantados 16 pontos de táxi no entorno das áreas reservadas para desfiles dos blocos, na Área Central. Faixas em amarelo vão indicar os locais aos foliões. Confira o mapa dos pontos de táxi no Portal da Prefeitura. 

Transporte por aplicativos

Quem optar pelo transporte por aplicativos é importante entender que os veículos não poderão acessar às áreas de desfiles de blocos. Planeje bem as viagens e opte por esperar os veículos nas vias à margem das áreas de desfile de blocos.

BHBUS+ E SIUMOBILE 

Informes das mudanças do transporte coletivo municipal estão disponíveis nos aplicativos BHBUS+ , SIUMOBILE. e Google Maps.