Pular para o conteúdo principal

Foto: Divulgação PBH

Transparência na área de finanças é tema de seminário promovido pela PBH

30/10/2018 | 19:48 | atualizado em 31/10/2018 | 18:41

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou na última segunda-feira, dia 29 de outubro, o seminário do Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município (CART-BH) – Transparência e Temas do Contencioso Administrativo. O objetivo do evento foi demonstrar os avanços alcançados na promoção da transparência no CART- BH, uma das metas prioritárias no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) da Secretaria de Fazenda.


O contencioso administrativo, de uma forma geral, é o sistema que busca solucionar conflitos de ordem administrativa e o CART-BH tem como competência decidir os contenciosos resultantes de relação jurídica entre o Município e os contribuintes. “O nosso objetivo é trazer para o contribuinte e para toda sociedade um número maior de informações em nosso portal. Assim, a população tem mais possibilidades de exercer essa cidadania fiscal, sabendo quais decisões estão sendo tomadas com base em quais argumentos”, afirmou o presidente do Conselho e auditor fiscal da Prefeitura, Danilo Dias do Amaral.


O seminário foi destinado aos servidores que trabalham em órgãos de contencioso administrativo tributário e também conselheiros representantes dos contribuintes. Entre os presentes estavam auditores fiscais, conselheiros do CART (representantes da Secretaria de Fazenda e dos contribuintes), conselheiros do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais (CCEMG) e representantes de conselhos tributários fiscais de outros municípios, como o de Goiânia (GO).


As palestras abordaram temas como a transparência do contencioso administrativo tributário e inovações no site do CART-BH; o novo Código de Processo Civil (CPC) e o processo administrativo tributário; jurisprudência dos tribunais e sua aplicação no contencioso fiscal; julgadores administrativos e o limite de sua atuação.

 

CART-BH

O Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município- CART- BH, tem por competência decidir, em primeira e segunda instâncias administrativas, os contenciosos decorrentes de relação jurídica estabelecida entre o Município de Belo Horizonte e o contribuinte, referentes aos créditos tributários, bem como aos atos administrativos referentes à matéria tributária.


O CART-BH é composto pela Junta de Julgamento Tributário (JJT), e pelo Conselho de Recursos Tributários (CRT), responsáveis pelo julgamento em 1ª e 2ª instâncias administrativas, respectivamente. Mais informações e consultas aqui

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55