3 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta segunda-feira (3), mais uma operação Tolerância Zero contra irregularidades no serviço de transporte público na capital. A ação, conduzida por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal, resultou na abordagem de três veículos e emissão de três autuações - por problema no freio de porta, na saída de emergência e no dispositivo de limpeza do para-brisa. Um dos veículos também teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida.
As linhas 3350, 30 e 302, fiscalizadas nesta operação, foram escolhidas considerando as reclamações dos passageiros e o monitoramento contínuo do serviço.
Um ano de Tolerância Zero
A política de Tolerância Zero completou um ano em janeiro deste ano. As operações de fiscalização realizadas pela Prefeitura são fruto de um trabalho contínuo e diário do sistema de transporte coletivo da capital e levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros.
Durante esse período, foram realizadas 3.955 ações de fiscalização e 23.485 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média superior a 560 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 26.950 autuações, 998 Autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
As fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS.
O coordenador de transporte da Sumob, Jairo Marcelino, destaca que o trabalho conjunto dos agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal tem o objetivo de proporcionar a melhor qualidade para o transporte coletivo. “As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte têm alcançado resultados importantes na melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho teve um ótimo retorno em 2024 e já intensificamos as ações nas portas das garagens e nas estações do transporte coletivo. É fundamental que a população continue contribuindo com sugestões e reclamações, por meio dos canais da Prefeitura, que são fundamentais para o direcionamento das equipes de fiscalização”, salientou Jairo Marcelino.
Desde que foram intensificadas as fiscalizações, houve uma queda significativa, de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida, prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital , além de uma mudança de postura por parte das empresas.
A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, também tem sido fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde os usuários indicam, tornando o serviço mais eficiente e alinhado às necessidades da população.