Pular para o conteúdo principal

Temporada de floração dos ipês colore as ruas de Belo Horizonte
Foto: Júlio Toledo/ Divulgação

Temporada de floração dos ipês colore as ruas de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Um mix de cores toma conta de Belo Horizonte: de junho a setembro, começa a época de floração dos ipês, árvores conhecidas pela sua beleza, exuberância e multiplicidade de espécies. Existem quase 29 mil unidades espalhadas pela cidade, de acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dany Amaral, a variação nas condições climáticas interfere na floração dos ipês, mas, na capital, esse intervalo é curto. “A florada do Ipê ocorre em períodos do ano com baixas temperaturas e sem chuvas. Em BH, não observamos mudanças significavas no intervalo de floração dos ipês”, conta.

Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês estão espalhados pelas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha.

Dentre eles, os mais comuns são os de coloração rosa, com um total de 9.768 árvores que florescem geralmente entre os meses de julho e agosto. Já a espécie mais rara é o ipê verde, que tem apenas 24 unidades na capital.

Confira o levantamento

Ipê rosa: 9.768 árvores
Ipê tabaco: 6.054 árvores
Ipê amarelo: 4.034 árvores
Ipê roxo: 2.678 árvores
Ipê branco: 2.493 árvores
Ipê mirim: 2.491 árvores
Ipê sete folhas: 906 árvores
Ipê do cerrado: 147 árvores
Ipê verde: 24 árvores