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Teleconsultas

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A Prefeitura tem investido em ações para ampliar e agilizar os atendimentos de saúde. Só em 2025 já foram ofertadas cerca de 9 mil consultas online, uma média de 2.250 por mês, e a previsão é de chegar a 8 mil teleconsultas mensais. O serviço é uma importante opção para que as pessoas possam receber atendimento sem precisar se deslocar até as unidades da rede SUS-BH.

 

As teleconsultas são ofertadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para atender pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses, diarréias e dores de cabeça. O serviço tem passado por qualificações, com a inclusão de pré-atendimento realizado por enfermeiros, além de inclusão de novas funcionalidades, como a opção de anexar até dois documentos antes ou durante o atendimento on-line. 
 

Essas qualificações têm como objetivo otimizar o serviço e prestar o cuidado e a orientação oportunos ao usuário, além de garantir ainda mais segurança assistencial aos pacientes, que poderão compartilhar resultados de exames já realizados e a prescrição de medicamentos, por exemplo. 

 

As consultas on-line são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para todos os moradores da capital, a partir de dois anos de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde. 

 

Caso o cidadão não tenha cadastro em uma unidade básica de saúde, ele deve buscar o local de referência para esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Posteriormente, basta acessar a plataforma on-line para se cadastrar e passar a utilizar o serviço.