Pular para o conteúdo principal

Pessoas sentadas em volta de uma mesa olham para a televisão

Técnicos de Cuiabá conhecem práticas para simplificação de serviços de BH

23/10/2018 | 17:02 | atualizado em 05/11/2018 | 11:46

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, entre os dias 15/10 e 17/10, servidores da Prefeitura de Cuiabá que vieram conhecer as experiências bem-sucedidas da capital mineira no setor de expedição de alvarás e licenciamentos. Durante a apresentação, foram destacados os procedimentos para realização da consulta de viabilidade e obtenção do alvará de localização e funcionamento, assim como a simplificação dos licenciamentos ambientais e alvarás de autorização sanitária e o sistema integrador municipal, em desenvolvimento.
 

Os técnicos da capital mato-grossense também conheceram o processo de inscrição municipal e a integração do cadastro de pessoas jurídicas com a REDESIM/MG - sistema da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
 

De acordo com a coordenadora do Programa de Melhoria do Ambiente de Negócios na Subsecretaria de Modernização da Gestão, Milla Fernandes, os sistemas e procedimentos para registro e licenciamentos de empresas foram apresentados aos técnicos, além de outros serviços de ordem tributária.
 

“Compartilhamos com a equipe da Prefeitura de Cuiabá nossas boas práticas e mostramos os avanços que conseguimos com o uso da tecnologia como aliada para eficiência na prestação dos serviços. São diversas ações implementadas pela no sentido da desburocratização do relacionamento entre empreendedores e administração municipal. Apresentamos também as várias inovações em termos de legislação, que obtivemos nos últimos dois anos”, explicou a coordenadora.
 

Ela conta que nos últimos dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte tem priorizado as práticas para facilitar a vida do empreendedor. Nesse sentido, uma das medidas adotadas foi a classificação de risco das atividades econômicas para que empresas de naturezas distintas não aguardem as liberações necessárias em uma mesma fila. Outra política implementada foi a emissão automática de licenças e alvarás para aqueles empreendimentos que não representem riscos significativos, eliminando também a exigência de documentação.
 

A diretora de Tributação e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda de Cuiabá, Elizabeth Teixeira, relatou que o município está em fase de integração com a REDESIM/MT e por isso quer buscar mais opções de procedimentos, além de conhecer os sistemas e a integração de Belo Horizonte com a rede para implantar melhorias em seus processos. “Fomos muito bem recebidos por todos aqui na Prefeitura de Belo Horizonte e foi uma experiência excelente. Somos parceiros há muitos anos e a capital mineira sempre foi um referencial para nós”, disse a diretora.
 

Os responsáveis pelas apresentações da PBH foram as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Fazenda, de Política Urbana, de Meio Ambiente e de Saúde, por meio da equipe da Vigilância Sanitária.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55