Pular para o conteúdo principal

Guias, transferência e compra de jazigos nos cemitérios públicos de BH já podem
Foto: Amira Hissa/ PBH

Solicitações de serviços para cemitérios públicos de BH podem ser feitas on-line

criado em - atualizado em

A partir desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza quatro serviços on-line relacionados aos cemitérios públicos da capital (Bonfim, Consolação, Paz e Saudade e Velório do Barreiro).  Pelo Portal ou no aplicativo PBH APP, o cidadão poderá fazer a compra, a renúncia ou transferência de concessão perpétua de uso de jazigos, além de solicitar a restituição de taxas de sepultamento, velório e transferência.

Ao registrar o pedido, o usuário deve selecionar o serviço relativo ao cemitério desejado e verificar nos detalhes de cada um deles os requisitos e os documentos que precisam ser incluídos à solicitação.

Ao final do processo, um número de protocolo será gerado e todo o andamento poderá ser acompanhado pela internet. Caso tenha dúvidas, a administração dos cemitérios pode se comunicar com o cidadão, enviando a ele questionamentos a serem respondidos por meio da Área de Relacionamento do Portal de Serviços, sem necessidade de comparecimento físico. 

Atualmente, essas demandas devem ser solicitadas presencialmente, o que implica ao requerente gastos com deslocamento e espera no balcão de atendimento. Com as novas medidas, os serviços listados poderão ser feitos a qualquer dia e hora. 

Dessa maneira, a Prefeitura espera facilitar o acesso aos serviços, reduzindo os prazos de tramitação. Também é objetivo avançar nas políticas de modernização dos processos internos, com a digitalização e padronização de atividades. 

“Este é mais um bloco de entregas da Prefeitura com foco na qualidade da prestação de serviços ao cidadão e na gestão mais organizada e eficiente. Com muito trabalho e comprometimento, aumentamos em cerca de 400% os serviços on-line ofertados nos últimos cinco anos à população. Atualmente, são mais de 700 serviços on-line”, disse o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos. 

Confira os tipos serviços que também poderão ser solicitados pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo da PBH: 

§  Transferência de Concessão Perpétua de Uso de Jazigo
§  Compra de Jazigo
§  Renúncia de Jazigo
§  Restituição de Taxas de Sepultamento, Velório e Transferência 


Ao selecionar o serviço, atente-se para a unidade pretendida. 

As demandas ainda continuarão sendo atendidas na administração dos cemitérios públicos municipais.