Pular para o conteúdo principal

SLU investe nas URPVs para combater bota-foras clandestinos
Foto: PBH/ Divulgação

SLU investe nas URPVs para combater bota-foras clandestinos

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está concluindo a reforma de duas importantes Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV): a URPV Andradas (região Leste), a mais usada pela população de Belo Horizonte, e a URPV Rio Branco, uma das mais movimentadas da região de Venda Nova. Ainda este ano, mais duas serão reformadas: a URPV Mem de Sá (Centro Sul) e a URPV Dona Clara (Pampulha). O objetivo é oferecer mais qualidade no atendimento aos usuários que precisam descartar resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros.

 

As reformas contemplam a manutenção da cerca, reforço nos portões de acesso, alteamento do muro, conserto em buracos das paredes externas, revisão geral nas instalações elétrica e hidráulica, pintura, dentre outras melhorias na estrutura das unidades. Um dos destaques da reforma na URPV Rio Branco é a instalação de rede subterrânea de energia elétrica. A medida visa impedir o furto de cabos e fios.

 

Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Em 2022, elas receberam quase 123 mil toneladas. A URPV Andradas (Avenida dos Andradas, 5.981, Pompeia) foi a mais a acionada na cidade. Em 2022, foram destinadas mais de 10 mil toneladas pela população à unidade.

 

Todo material recolhido nas URPVs é levado para a Área de Transbordo e Triagem da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Macaúbas (ATT). No local, depois de triado, quase tudo é reaproveitado. O entulho é usado no próprio aterro, em abertura de vias e praças de descargas dos caminhões que recolhem o lixo na cidade; os recicláveis são doados às cooperativas de catadores de Belo Horizonte; a madeira, que vem principalmente dos móveis descartados pela população, depois de triturada na ATT, gera cavacos, que são coprocessados em altos-fornos.

 

As URPVs são a opção correta aos bota-foras clandestinos, que infelizmente ainda poluem a cidade. “O morador que faz uma pequena reforma em casa ou realiza a poda de um jardim, não precisa descartar esse resíduo em lotes vagos ou nas vias da cidade. A URPV recebe gratuitamente esse material”, destaca a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana, Erika Resende. Ela ressalta que as unidades funcionam todos os dias, inclusive aos domingos.

 

Cada cidadão pode destinar até 1m³ de material por dia. Consulte a relação de URPVs na cidade.