11 Fevereiro 2025 -
Quatro servidores da Subsecretaria de Assistência Social (SUASS), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, foram selecionados para participar do Programa de Lideranças Negras na Gestão (PLN) da Fundação João Pinheiro (FJP). Reconhecido em todo o país, o programa tem como objetivo formar lideranças negras com visão estratégica para o setor público, fortalecendo competências de gestão e liderança para uma atuação inovadora e alinhada às demandas sociais.
O PLN busca apoiar gestoras e gestores negros no desenvolvimento de planos de ação que promovam a equidade e a diversidade nas instituições públicas. O programa incentiva a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas organizações e propõe estratégias para torná-las espaços mais inclusivos e representativos. Além disso, visa preparar profissionais para liderar mudanças estruturais, fortalecendo as pautas de diversidade e equidade racial e contribuindo para um futuro mais justo no setor público.
De acordo com a servidora Maria Aline Gomes Barboza, uma das selecionadas, a participação no programa vai potencializar o trabalho exercido na PBH. "Meu desejo pela participação nessa Formação também é constituído pelos anseios que compartilho com os colegas trabalhadores e trabalhadoras negras do Coletivo Trabalhadoras Negras do SUAS-BH. Constituímos um coletivo bem diverso em termos de funções no SUAS-BH, mas que tem conseguido potencializar nossas atuações na gestão pública, nos encorajando para assumir funções que sozinhas não conseguiríamos, visto o poder do pacto da branquitude nas instituições públicas e o sofrimento que o racismo nos apresenta cotidianamente. Logo, poder cursar essa Formação como um time de servidores integrantes do Coletivo é potencializar as competências, conhecimentos e saberes das pessoas negras que atuam no SUAS em Belo Horizonte, valorizando esse grupo e cultivando os novos líderes do futuro diverso da gestão da política de Assistência Social", pontuou a psicóloga.
O Programa de Lideranças Negras na Gestão tem duração de 120h, composto por atividades presenciais e virtuais. Todas as atividades adotam uma abordagem proativa, participativa e colaborativa dos alunos, sendo realizadas por meio de debates, interações e compartilhamento de percepções e experiências.
Sobre o Coletivo de Trabalhadoras Negras do SUAS-BH
O Coletivo de Trabalhadoras Negras do SUAS de Belo Horizonte é uma iniciativa de organização direta da classe trabalhadora negra que atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em diversas funções, formações profissionais, vínculos empregatícios e níveis de escolaridade. Fundado em maio de 2023, o coletivo tem desempenhado um papel ativo na defesa do orçamento público e dos direitos sociais da população em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte e em Minas Gerais, articulando-se com a sociedade civil e o poder legislativo.