Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Serviços relativos ao ISS ficarão indisponíveis entre os dias 9 e 14

04/06/2020 | 18:13 | atualizado em 08/06/2020 | 16:32

A Secretaria Municipal da Fazenda comunica que o ambiente de produção do sistema BHISS Digital estará indisponível das 19h do próximo dia 9 até as 24h do dia 14 de junho. Nesse período, será feita a atualização da versão do banco de dados e outras intervenções tecnológicas, de modo a se prevenir eventuais e ulteriores falhas ou mal funcionamento do sistema, e se garantir melhor desempenho, segurança e expansão da capacidade atendimento a novas e maiores demandas dos contribuintes.

Importante destacar que o ambiente BHISS Digital, implantado pela Receita Municipal de Belo Horizonte em 2009 para viabilizar e inaugurar de forma inédita entre as Capitais brasileiras a gestão digital dos processos de controle e fiscalização da administração tributária municipal, é composto por diversos servidores de banco de dados, incluindo instâncias físicas e virtuais com mais de 18 TB de dados e inúmeras aplicações distribuídas e integradas a outros sistemas da PBH. Por este motivo, para atualização e modernização de toda a sua estrutura, é necessária a parada completa no ambiente, de modo a garantir a total preservação da integridade das informações e dados armazenados neste ambiente.

Ficarão paralisados todos os serviços da NFS-e - serviços de geração (geração on-line, Web Service síncrono e assíncrono), substituição, cancelamento, bem como os sistemas de emissão de guias, atendimento eletrônico, geração e validação de procurações eletrônicas, cadastramento etc.

A opção de paralisação no período mencionado, em que pese as atuais dificuldades decorrentes do enfrentamento à COVID-19, foi definida na perspectiva de se gerar o menor impacto possível no cotidiano das empresas em relação ao uso do ambiente BHISS Digital, mitigando-se os transtornos pelo comprometimento do menor número de dias úteis (no caso, serão dois dias úteis de paralisação), a época do ano (mês de junho), véspera de possível feriado prolongado no dia 11 deste mês, no período do mês com menor afluxo e demanda do ambiente, eis que 97% das empresas prestadoras de serviço estabelecidas em BH não costumam emitir NFSe no período de 9 a 14 de cada mês.

 

A atualização do sistema BHISS Digital/Nota Fiscal de serviços Eletrônica (NFS-e), permitirá:

  • A disponibilização de diversos relatórios há muito demandados pelos contribuintes, como por exemplo: relatório das NFS-e emitidas e recebidas pelos tomadores, bem como as canceladas e substituídas;
  • Maior segurança, estabilidade e performance das aplicações e do funcionamento de todo o sistema;
  • Disponibilização de novos recursos e funcionalidades, que facilitem e simplifiquem a gestão das obrigações fiscais do contribuinte e responsáveis tributários.

 

Durante a suspensão do sistema, a Secretaria Municipal da Fazenda ainda informa que:

1. As empresas credenciadas que não puderem antecipar ou adiar o processo de geração das NFS-e deverão trabalhar no sistema de contingência - emissão de documentos fiscais no formato convencional (em papel);

2. Os pedidos de atendimento eletrônico para o cadastramento no BHISS Digital, validação de procurações eletrônicas, e demais solicitações serão suspensos e retornarão a ser executados a partir do dia 15, segunda feira;

3. A emissão de guias para recolhimento do ISSQN estará disponível para os contribuintes a partir da 0h do dia 15.


Em caso de dúvidas, acesse a opção “Fale Conosco” no portal BHISS Digital.
    

 


Últimas Notícias

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Prefeitura define diretrizes para contratação de leitos em hospitais privados

O processo de adesão será por meio de chamada pública para seleção simplificada, destinada a hospitais que preencham os critérios definidos.

02/07/2020 | 19:12
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Prefeitura garante serviços de limpeza durante a pandemia

Varrição, coleta de resíduos comuns e orgânicos, capina, lavação, combate a deposições clandestinas de lixo, são exemplos dessas atividades.

01/07/2020 | 16:49