Pular para o conteúdo principal

Imagem da Praça da Estação
Foto: Divulgação PBH

Semana Literária traz programação com oficinas e leitura de poemas

15/12/2020 | 15:03 | atualizado em 16/12/2020 | 15:40

A Semana Literária do Circuito Municipal de Cultura começa nesta terça-feira, dia 15. O evento vai até domingo, dia 22, e apresenta atividades variadas, tais como oficinas e leitura de poemas. Totalmente gratuita e virtual, a programação busca incentivar o hábito da leitura e fomentar a produção de literatura em Belo Horizonte. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). Todas as ações da Semana Literária serão transmitidas pelas redes do Circuito e da Fundação Municipal de Cultura. Confira a programação completa.

Quem abre a programação nesta terça-feira, dia 15, às 17h, é a oficina "Raízes Ancestrais – Resistências Peripoéticas", um laboratório de escrita criativa para a produção colaborativa de textos voltados para os zines. A atividade, conduzida por Eliza Castro, Karine Bassi e Leandro Zerê, também aborda o acesso ao mercado editorial e a importância da literatura marginal.

De quarta, dia 16, a sexta-feira, dia 18, sempre às 20h, serão exibidos vídeos com leituras de poemas da escritora Bruna Kalil Othero. Em comemoração ao aniversário de Belo Horizonte, a mineira performou cinco poemas de sua autoria em dois Centros Culturais da cidade e no Museu Histórico Abílio Barreto.

“Quando recebi o convite para participar do Circuito, fiquei muito honrada. Então, escolhi poemas que tivessem a ver com BH, com Minas, com o Brasil”, conta a artista, ressaltando que as obras integram dois livros premiados “Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas”, em 2019, e “Tinha um Pedro no meio do caminho”, ainda inédito.

Bruna Kalil Othero afirma que as obras investigam a identidade nacional a partir de dois eventos cruciais na história brasileira: a Semana da Arte Moderna e a Independência, em 1822. “Acho que nós, artistas contemporâneos, podemos descobrir o futuro olhando para o passado. Tentei mostrar isso nas leituras para o Circuito, já que gravamos em pontos de BH, como o Museu Histórico Abílio Barreto, que guarda um acervo imenso do nosso passado”, diz. “Acho que o Circuito é um evento importante para fazer circular a produção dos artistas locais e divulgar artes que dialoguem com a cidade. Como escritora belorizontina, Minas e BH atravessam a minha produção”.

Ainda sobre investigar relações entre passado e contemporaneidade, surge a Oficina “Arte & Teoria”, ministrada por Pedro Kalil, que acontece na quinta, dia 17, às 19h. A ideia é apresentar um rápido panorama dos momentos históricos em que a arte e a reflexão sobre ela estiveram entrelaçadas e se distanciaram. A atividade, que exige inscrições prévias e tem vagas limitadas, será dividida em três partes: Grécia ao Romantismo; Século XX; e reflexões contemporâneas.

No sábado, dia 19, às 19h, será exibido “BH Anos 10: Vídeo-Passeio”, do jornalista mineiro Artênius Daniel. Trata-se de uma coletânea de registros de 2010 a 2019, comentada por sete personagens da cultura urbana da capital. Um vídeo-passeio pela criatividade e ousadia da arte e do ativismo, em que o jornalista compartilha com seus convidados fragmentos de obras da cena local de BH nos anos 10, como canções, fotografias, textos e vídeos, de forma a efervescer lembranças, sentimentos e histórias sobre movimentos como a Praia da Estação, o Carnaval de Rua e o Duelo de MCs.
 

Outras atrações

Além da literatura, nesta semana o Circuito Municipal de Cultura recebe duas atividades que dão espaço a outras linguagens. Na terça-feira, dia 15, o projeto Terça da Dança apresenta o espetáculo "Monumento: Estudo sobre um legado em isolamento", de Cib Maia, que propõe reflexões sobre o corpo em tempos de confinamento social. Já no domingo, dia 20, a primeira edição do projeto Teatralidades em Cena convida artistas do teatro para debater o tema “Direção, fundamentos e bastidores". O encontro acontece às 16h, e terá a participação de Eid Ribeiro, Ione Medeiros, Leda Maria Martins e Marcos Alexandre, com mediação da Editora Javali.

 

Nas redes

YouTube da Fundação Municipal de Cultura.
Facebook do Circuito Municipal de Cultura.
Instagram do Circuito Municipal de Cultura.
Site do Circuito Municipal de Cultura.