Pular para o conteúdo principal

Mais de dez pessoas observam o aquário com peixes, à noite.
Foto: Daniel Alves

Semana da Criança tem visita noturna ao Aquário do Rio São Francisco

08/10/2019 | 19:40 | atualizado em 09/10/2019 | 09:58

Para marcar as comemorações da Semana da Criança, a Fundação de Parques Municipais e Zobotânica (FPMZB) realizará mais uma edição do Projeto “Uma Noite no Aquário”, na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, das 18h às 21h. Desta vez, o tema da atividade será “A Ciência e os Peixes”.

 

Durante a visita noturna ao Aquário Temático "Bacia do rio São Francisco", os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas espécies nativas de peixes desse rio, exclusivamente brasileiro, especialmente aquelas que possuem hábitos noturnos. A atividade inclui exposições e bate-papos temáticos, confira a programação completa logo abaixo.

 

A ação, que consiste em uma visita noturna aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco, representa uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e, acima de tudo, conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos. Entre eles, o destaque é o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil.

 

De acordo com a gerente de educação ambiental da Fundação, Nadja Simbera, essa será mais uma oportunidade de os visitantes e, especialmente as crianças, conhecerem as diversas espécies que vivem no Aquário e ter informações importantes sobre a conservação dessas espécies.

 

“O evento Uma Noite no Aquário é uma visita destinada a pessoas de todas as idades que permite observar vários peixes de hábitos noturnos. Além disso, existem diversas atividades para os participantes conhecerem os projetos de conservação de peixes da Bacia do Rio São Francisco de forma bastante descontraída. As pessoas também têm a oportunidade de conhecer o funcionamento dos diversos tanques do local”, explica.

 

O Aquário, localizado dentro do Zoológico de BH, é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país. Entre as 60 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas.  Além das nativas, o visitante também poderá conhecer espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá.

 

Vale lembrar que a visita noturna tem acesso exclusivo pela Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha e também deverá ser apresentado o cartão de vacinação comprovando imunização contra febre amarela (vacina tomada há pelo menos 10 dias), juntamente com documento original de identificação pessoal de todos os visitantes. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento prévio.

 

 

Programação

 

  •  “O Peixe Migrador” 

Trata-se de um jogo de tabuleiro que pretende levar as crianças ao reconhecimento de algumas espécies de peixes existentes no Aquário Temático “Bacia do Rio São Francisco”. A atividade proporciona a discussão de alguns conceitos importantes, tais como: piracema, assoreamento, mata ciliar, lagoa marginal, além de destacar as principais ameaças que o rio São Francisco vem sofrendo.

    

  • Bate-papo: A ciência a serviço da conservação na natureza

Por meio de uma conversa descontraída, o biólogo Ricardo Figueiredo* abordará como o conhecimento científico vem ajudando a preservar a natureza e como juntos podemos mudar hábitos em prol da conservação de ambientes aquáticos e de seus seres vivos. 

*Ricardo é CEO da startup K&A Business Education, professor e escritor. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (1999), mestre em História Cultural (literatura oitocentista portuguesa e brasileira - 2002) e doutor em História das Ciências e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) - com estágio acadêmico de um ano na Université Laval (Canadá), atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica climática no contexto internacional, água e urbanismo, sustentabilidade empresarial e ambiental, tecnologias e impactos socioambientais. Visiting Scholar no centro Rachel Carson Center for Environment and Society, na Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha (2018-2019). Há mais de 17 anos atua como docente em escolas e faculdades da rede privada de Belo Horizonte. Orientador de trabalhos finais de graduação e pós-graduação, publicou e apresentou trabalhos em vários países como Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá Colômbia, Islândia, Itália e Portugal.

 

  • Conhecendo os pequenos habitantes dos riachos

Quando pensamos em peixes, já nos vem à cabeça o Dourado, o Matrinxã, o Pintado... Mas e os pequenos habitantes dos nossos córregos? Quem são? O que fazem? Por que é importante conservá-los? Venha conhecer um pouquinho desses peixinhos incríveis!

Responsável pela atividade: equipe do Laboratório de Ecologia de Peixes da UFMG

 

  • Bioindicadores de Qualidade de Água: uma visão em ecologia aquática por meio dos macroinvertebrados bentônicos

Exposição interativa sobre macroinvertebrados bentônicos bioindicadores de qualidade de água, com a utilização de organismos fixados em álcool e exposição lúdica sobre a qualidade e disponibilidade de recursos hídricos.

 Materiais: coleção biológica, bichos de pelúcia, banners, balões volumétricos. O objetivo da exposição é levar para a sociedade o conhecimento científico produzido na universidade, sobre a avaliação ecológica de ecossistemas aquáticos continentais por meio da utilização de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água.

Responsável pela atividade: Laboratório de Ecologia de Bentos da UFMG

 

  • O outro lado do Aquário 

Visita aos bastidores do Aquário (agendamento de grupos acontecem na hora e no dia da visita).

 

Serviço

Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco 

Data: 09/10/2019 

Horário: das 18h às 21h 

Local: entrada exclusivamente pela Av. Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. 

Consulte o valor dos ingressos individual e de veículos.


Últimas Notícias

Crianças brincam de pernas de pau na rua, sobre tapete acolchoado. Blocos de carnaval são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 20/10

BH é da Gente, do dia 20/10, tem blocos de carnaval e ação de orientação nutricional como atrações. 

17/10/2019 | 22:20
Vista aérea do Parque Municipal, com prédios ao fundo. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 19 e 20/10, vai ter prática de Tai Chi Chuan, orientação sobre saúde vascular, aula de yoga, caminhada meditativa e muito mais.

17/10/2019 | 18:41