Pular para o conteúdo principal

Segunda semana do Carnaval de BH terá mais de 110 desfiles dos blocos de rua
Caetano

Segunda semana do Carnaval de BH terá mais de 110 desfiles dos blocos de rua

criado em - atualizado em

Com uma programação diversa, plural e descentralizada, a capital vai receber mais de 110 blocos de rua na segunda semana do período oficial do Carnaval de Belo Horizonte. Todos os blocos contarão com o apoio, serviços e a infraestrutura oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. Confira a programação completa on-line

"Nosso primeiro fim de semana do Carnaval de Belo Horizonte 2025 foi um sucesso, com uma agenda diversa e descentralizada. Nossa expectativa para os próximos dias é manter a energia lá em cima, garantindo uma festa segura e marcada pelo respeito. Moradores e turistas podem esperar uma cidade limpa, segura e funcionando bem", afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

O destaque nesta sexta-feira (21) fica por conta do Bloco Baião de Rua, que promete sacudir as ruas do Santa Efigênia. A concentração começa às 18h na Rua Manaus, 645. No mesmo horário acontece o desfile do Flor & Amar, no Bairro Floramar. O grupo inicia sua apresentação na Avenida José Lopes Muradas, 359. 

O sábado (22) começa com o cortejo do ‘Então, Planta!’, bloco de rua que promove a conscientização ambiental e conta com crianças, idosos e pessoas com deficiência na formação. O início do desfile acontece na Rua Mármore, 238, no Bairro Santa Tereza. Na mesma via, o Bloco Apaetucada se apresenta levando 17 anos de história no Carnaval de Belo Horizonte promovendo a inclusão social por meio da folia. O grupo se concentra às 14h, próximo ao número 813. Também às 14h, na Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 105, no bairro Boa Vista, o Bloco ‘Como te Lhama?’ faz o tradicional cortejo de valorização à música latina. 

No domingo (23), será a vez do Bloco Pão Molhado levar aos moradores do Carlos Prates as tradicionais marchinhas de carnaval. O desfile começará às 10h30 na Rua Valença, 115. No mesmo dia, o Bloco Sagrada Folia, fará o aguardado cortejo no Bairro Horto, com concentração prevista para acontecer às 14h, na Rua Pitangui, 3.118. 

O domingo também terá a apresentação do Bloco Afoxé Ilê Odara, que sai nas ruas do Bairro Aparecida, a partir das 15h, com concentração na Rua São Clemente, 1.132. Primeiro bloco afro de Belo Horizonte, o grupo levará aos foliões o axé, as canções e os instrumentos que resgatam e valorizam a cultura negra, promovendo a inclusão e o combate ao racismo. 

Na terça-feira (25), o Bloco Sai Pra Lá Capeta promete celebrar o Carnaval de Belo Horizonte em grande estilo, homenageando a rica tradição da música popular brasileira. A concentração terá início às 17h na Praça México, 127, no Bairro Concórdia. Na quarta-feira (26), será a vez do tradicional bloco Chama o Síndico tomar as ruas da região Centro-Sul, trazendo muita música e alegria ao público, com um tributo especial aos artistas nacionais Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração está marcada para às 18h, na Avenida Afonso Pena, 1.377. 

Para encerrar a programação de pré-carnaval, o Bloco da Bicicletinha promete um desfile vibrante de foliões em bicicletas pela região Centro-Sul da capital. Reconhecido como o maior cortejo de bicicletas do Brasil, o grupo se reunirá a partir das 20h na Avenida Carandaí, 617, no Bairro Funcionários. 

Carnaval de Belo Horizonte 2025

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e conta com a correalização do governo do estado e com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia.

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março. 

Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$1 bilhão na economia local.