21 Fevereiro 2025 -
Com uma programação diversa, plural e descentralizada, a capital vai receber mais de 110 blocos de rua na segunda semana do período oficial do Carnaval de Belo Horizonte. Todos os blocos contarão com o apoio, serviços e a infraestrutura oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. Confira a programação completa on-line.
"Nosso primeiro fim de semana do Carnaval de Belo Horizonte 2025 foi um sucesso, com uma agenda diversa e descentralizada. Nossa expectativa para os próximos dias é manter a energia lá em cima, garantindo uma festa segura e marcada pelo respeito. Moradores e turistas podem esperar uma cidade limpa, segura e funcionando bem", afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O destaque nesta sexta-feira (21) fica por conta do Bloco Baião de Rua, que promete sacudir as ruas do Santa Efigênia. A concentração começa às 18h na Rua Manaus, 645. No mesmo horário acontece o desfile do Flor & Amar, no Bairro Floramar. O grupo inicia sua apresentação na Avenida José Lopes Muradas, 359.
O sábado (22) começa com o cortejo do ‘Então, Planta!’, bloco de rua que promove a conscientização ambiental e conta com crianças, idosos e pessoas com deficiência na formação. O início do desfile acontece na Rua Mármore, 238, no Bairro Santa Tereza. Na mesma via, o Bloco Apaetucada se apresenta levando 17 anos de história no Carnaval de Belo Horizonte promovendo a inclusão social por meio da folia. O grupo se concentra às 14h, próximo ao número 813. Também às 14h, na Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 105, no bairro Boa Vista, o Bloco ‘Como te Lhama?’ faz o tradicional cortejo de valorização à música latina.
No domingo (23), será a vez do Bloco Pão Molhado levar aos moradores do Carlos Prates as tradicionais marchinhas de carnaval. O desfile começará às 10h30 na Rua Valença, 115. No mesmo dia, o Bloco Sagrada Folia, fará o aguardado cortejo no Bairro Horto, com concentração prevista para acontecer às 14h, na Rua Pitangui, 3.118.
O domingo também terá a apresentação do Bloco Afoxé Ilê Odara, que sai nas ruas do Bairro Aparecida, a partir das 15h, com concentração na Rua São Clemente, 1.132. Primeiro bloco afro de Belo Horizonte, o grupo levará aos foliões o axé, as canções e os instrumentos que resgatam e valorizam a cultura negra, promovendo a inclusão e o combate ao racismo.
Na terça-feira (25), o Bloco Sai Pra Lá Capeta promete celebrar o Carnaval de Belo Horizonte em grande estilo, homenageando a rica tradição da música popular brasileira. A concentração terá início às 17h na Praça México, 127, no Bairro Concórdia. Na quarta-feira (26), será a vez do tradicional bloco Chama o Síndico tomar as ruas da região Centro-Sul, trazendo muita música e alegria ao público, com um tributo especial aos artistas nacionais Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração está marcada para às 18h, na Avenida Afonso Pena, 1.377.
Para encerrar a programação de pré-carnaval, o Bloco da Bicicletinha promete um desfile vibrante de foliões em bicicletas pela região Centro-Sul da capital. Reconhecido como o maior cortejo de bicicletas do Brasil, o grupo se reunirá a partir das 20h na Avenida Carandaí, 617, no Bairro Funcionários.
Carnaval de Belo Horizonte 2025
O Carnaval de Belo Horizonte 2025 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e conta com a correalização do governo do estado e com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia.
Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março.
Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$1 bilhão na economia local.