Pular para o conteúdo principal

Secretaria Municipal de Planejamento promove palestra sobre integridade
Foto: Divulgação/PBH

Secretaria Municipal de Planejamento promove palestra sobre integridade

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG) promoveu a palestra inaugural “Integridade na SMPOG”,  como parte da programação de implantação do Programa de Integridade na pasta. Voltado para todos os colaboradores do órgão, o evento on-line foi realizado na terça-feira, dia 7, e contou com a participação de André Reis, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; Leonardo de Araújo Ferraz, controlador-geral do Município; Cláudia Costa de Araújo, subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção e Daniel Lança, professor da Fundação Dom Cabral. 

André Reis abriu o encontro falando da importância da integridade na gestão pública contemporânea e o quanto as questões de gestão pública estão avançando muito rápido e que é preciso acompanhar esta evolução. “Ela é fundamental, tanto no setor público como no privado. A SMPOG tem se empenhado em promover ações no campo da integridade e da ética. Atualmente, não existe uma gestão que não tenha a integridade como um dos norteadores de suas ações. Vale ressaltar que é fundamental a participação de todos os servidores da SMPOG para a consolidação do nosso Plano de Integridade”, disse André. 

“Esta iniciativa da busca de uma gestão de integridade na SMPOG é fundamental para a administração pública. Esta adesão ao Plano de Integridade pela SMPOG nos deixa muito felizes e confiantes”, relatou o controlador Leonardo de Araújo Ferraz.  Ele também expôs que a integridade é um valor pessoal e também das organizações e que adotar práticas de integridade irá melhorar nossa reputação entre nossos pares e em relação à sociedade”, explicou o controlador. 

De acordo com Cláudia Costa, subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção, há uma série de desafios que envolvem questões éticas na administração e são várias as frentes que precisam agir de forma articulada para construir ações efetivas contra a corrupção. Ela explicou que cada órgão possui suas características próprias e cada unidade tem que identificar seus riscos. “Por isso, não existe um padrão de plano de integridade para todos e cada órgão tem a autonomia para criar o seu plano”, disse a subcontroladora. 

“Por que as pessoas cometem desvios éticos no trabalho?”, indagou o professor Daniel Lança. O especialista abordou dez teorias que tentam explicar os motivos das pessoas adorem uma conduta antiética. O professor pontuou que para gerarmos comportamentos éticos temos que promover reforço positivo, reconhecimento, retribuição, medo da punição e incentivar as pessoas a tomarem decisões certas. “É importante criar um programa em que os servidores acreditem que a integridade está em todo o lugar, criar hábitos positivos e cuidar dos pequenos delitos”, pontuou Daniel. 

Maria Bordin é analista de Políticas Públicas e trabalha na Diretoria de Projetos Corporativos da Subsecretaria de Modernização da Gestão (SUMOG), vinculada à SMPOG. Ela participou do evento e disse que o plano aprimora as ações típicas de transparência e combate à corrupção que integram as boas práticas da administração pública. “A integridade na gestão pública é exigida de todos os gestores e servidores públicos, que devem incorporar o princípio em suas decisões e comportamentos”, comentou a servidora. 

Para Fabrício Viana, que trabalha na Gerência de Logística da SMPOG, a adesão ao Plano de Integridade pela SMPOG é essencial, pois contribui para transparência e direcionamento das boas práticas nas relações de trabalho e na vida pública. 

“Eu destaco na palestra o conceito de pertencimento, os alvos e resultados a serem atingidos dentro da capacidade e das condições de trabalho, o compromisso com a lisura e integridade, o acolhimento e as boas relações interpessoais”, disse Fabrício. 

Programa de Integridade da SMPOG

O Programa de Integridade Pública (PFIP) é uma medida administrativa de gestão estratégica que identifica, trata e gerencia, metodologicamente, os riscos de violação de integridade de um órgão para melhorar sua governança. 

A SMPOG aderiu ao PFIP lançado no município pela CTGM e, por meio da Portaria SMPOG Nº 009/2022, institui o mesmo na Secretaria, cujos objetivos são: 

.        criar e aprimorar a estrutura de governança, riscos e controles da SMPOG;
·        estimular o comportamento ético, íntegro e imparcial no âmbito da SMPOG;
·        estabelecer um conjunto de medidas para prevenção e remediação de possíveis desvios na entrega dos resultados da SMPOG esperados pela sociedade;
·        fomentar a inovação e a adoção de medidas de integridade na administração pública municipal. 

Outras informações estão disponíveis na página do Programa Integridade da SMPOG.