Pular para o conteúdo principal

Mais de quarenta pessoas sentadas assistem a palestra de homem, de pé.
Foto: Divulgação PBH

Secretaria de Planejamento apresenta projeto GRP BH aos servidores da Saúde

02/09/2019 | 21:16 | atualizado em 02/09/2019 | 21:16

Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte tem intensificado ações para simplificar, modernizar e transformar digitalmente os serviços ofertados, incluindo os relacionados a processos internos. O GRP BH (Government Resource Planning ou Planejamento de Recursos Governamentais) é um dos mais recentes projetos desenvolvidos pela Prefeitura nesse sentido e tem por objetivo implantar, até dezembro de 2020, a Solução Integrada de Gestão para unificar os processos administrativos e financeiros do Município.

 

Trata-se de plataforma de software que permitirá, em um único ambiente, o gerenciamento de dados relacionados aos processos das áreas de Compras, Contabilidade, Contratos, Convênios,  Finanças, Orçamento, Planejamento, Portal da Transparência e Suprimentos/Almoxarifado.

 

Para apresentar a metodologia e o cronograma de implantação do projeto a servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, ministrou palestra no último dia 28/8 na sede do órgão.

 

 Responsável pela coordenação do GRP BH, Jean explicou que, além de modernizar e integrar os processos das áreas administrativa e financeira da gestão municipal, o projeto tem por finalidade eliminar ineficiências produzidas por múltiplos sistemas, evitando retrabalhos, bem como gerar e obter informações gerenciais mais rápidas.

 

“Precisávamos atualizar a dinâmica dos processos para uma solução única e integrada de gestão e, por isso, contratamos uma tecnologia que nos permitirá tal avanço. Já estamos nos reunindo com as áreas técnicas para ajustar e adequar a plataforma e, com isso, 13 sistemas serão substituídos. Isso representará um grande salto na capacidade de gestão da administração municipal, que impactará em todas as áreas da Prefeitura, agilizando e melhorando os serviços prestados ao cidadão”, disse o subsecretário.  

 

Para a subsecretária de Gestão de Orçamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Girão, a palestra foi uma oportunidade para os servidores se familiarizarem com o projeto. “Um momento para o fortalecimento do conhecimento e para o envolvimento de nossos agentes nesta ação, que impactará na qualidade da prestação de nossos serviços e agregará grande valor nas rotinas de trabalho”, destacou Fernanda.

 

 

Implantação 

Atualmente, a Prefeitura está promovendo a etapa de detalhamento de requisitos para adaptar o sistema às necessidades das áreas técnicas.  Em seguida serão realizados treinamentos para os servidores operarem a nova plataforma. A previsão é que até dezembro de 2020 o GRP BH já esteja implantado.

 

 

PBH Digital

Na oportunidade, o secretário também apresentou o projeto PBH Digital. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura para melhorar a interface da administração municipal com o cidadão. A proposta é disponibilizar uma plataforma virtual que permitirá o gerenciamento de processos de negócios; o gerenciamento eletrônico de documentos; e a gestão de relacionamento com o cidadão. Com isso, os usuários terão mais facilidade de se comunicar com a Prefeitura ao solicitar e acompanhar serviços, diminuindo a necessidade de se deslocar presencialmente em diversos órgãos.


Últimas Notícias

Uma senhora interagindo com uma tela, guiada por uma funcionária do CCBB 27ª edição do BH em Férias tem programação gratuita para toda a família

Para participar, as famílias devem procurar o CRAS de referência e indicar as atividades de seu interesse até esta sexta-feira, dia 24.

21/01/2020 | 14:50
Peixes no Aquário da Bacia do Rio São Francisco, no Zoológico de BH Programação de férias oferece visita noturna ao Aquário do Zoológico

Para realizar a visita deverá ser apresentado o cartão de vacinação comprovando a imunização contra a febre amarela.

20/01/2020 | 18:47