2 September 2019 -
Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte tem intensificado ações para simplificar, modernizar e transformar digitalmente os serviços ofertados, incluindo os relacionados a processos internos. O GRP BH (Government Resource Planning ou Planejamento de Recursos Governamentais) é um dos mais recentes projetos desenvolvidos pela Prefeitura nesse sentido e tem por objetivo implantar, até dezembro de 2020, a Solução Integrada de Gestão para unificar os processos administrativos e financeiros do Município.
Trata-se de plataforma de software que permitirá, em um único ambiente, o gerenciamento de dados relacionados aos processos das áreas de Compras, Contabilidade, Contratos, Convênios, Finanças, Orçamento, Planejamento, Portal da Transparência e Suprimentos/Almoxarifado.
Para apresentar a metodologia e o cronograma de implantação do projeto a servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, ministrou palestra no último dia 28/8 na sede do órgão.
Responsável pela coordenação do GRP BH, Jean explicou que, além de modernizar e integrar os processos das áreas administrativa e financeira da gestão municipal, o projeto tem por finalidade eliminar ineficiências produzidas por múltiplos sistemas, evitando retrabalhos, bem como gerar e obter informações gerenciais mais rápidas.
“Precisávamos atualizar a dinâmica dos processos para uma solução única e integrada de gestão e, por isso, contratamos uma tecnologia que nos permitirá tal avanço. Já estamos nos reunindo com as áreas técnicas para ajustar e adequar a plataforma e, com isso, 13 sistemas serão substituídos. Isso representará um grande salto na capacidade de gestão da administração municipal, que impactará em todas as áreas da Prefeitura, agilizando e melhorando os serviços prestados ao cidadão”, disse o subsecretário.
Para a subsecretária de Gestão de Orçamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Girão, a palestra foi uma oportunidade para os servidores se familiarizarem com o projeto. “Um momento para o fortalecimento do conhecimento e para o envolvimento de nossos agentes nesta ação, que impactará na qualidade da prestação de nossos serviços e agregará grande valor nas rotinas de trabalho”, destacou Fernanda.
Implantação
Atualmente, a Prefeitura está promovendo a etapa de detalhamento de requisitos para adaptar o sistema às necessidades das áreas técnicas. Em seguida serão realizados treinamentos para os servidores operarem a nova plataforma. A previsão é que até dezembro de 2020 o GRP BH já esteja implantado.
PBH Digital
Na oportunidade, o secretário também apresentou o projeto PBH Digital. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura para melhorar a interface da administração municipal com o cidadão. A proposta é disponibilizar uma plataforma virtual que permitirá o gerenciamento de processos de negócios; o gerenciamento eletrônico de documentos; e a gestão de relacionamento com o cidadão. Com isso, os usuários terão mais facilidade de se comunicar com a Prefeitura ao solicitar e acompanhar serviços, diminuindo a necessidade de se deslocar presencialmente em diversos órgãos.