Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Meio Ambiente participa de congresso internacional
Divulgação/PBH

Secretaria de Meio Ambiente participa de congresso internacional

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente no Congresso Mundial ICLEI 2024, que aconteceu nesta semana em São Paulo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA participou do evento apresentando projetos climáticos voltados para o enfrentamento das mudanças climáticas na capital mineira, incluindo planos para novos parques na cidade.

O ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) reuniu gestores públicos de diversas regiões do mundo para um encontro focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais. Estiveram presentes no 
Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, governos de 96 países, de todos os continentes. O Congresso foi marcado por workshops, plenárias e sessões técnicas, que abrangeram temas das pautas de mobilidade urbana, inovação, gerenciamento do clima, resiliência e adaptação climática.

Representando a SMMA, estiveram no Congresso o secretário interino Municipal de Meio Ambiente, Gelson Antônio Leite; o diretor de Gestão Ambiental, Dany Amaral; a gerente de Ações de Sustentabilidade, Sônia Knauer; e a engenheira Hannah Uruga Oliveira, da Gerência de Ações de Sustentabilidade. O subsecretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SMPOG, Bruno Passeli, também participou do evento junto com os representantes da SMMA.

Na terça-feira, dia 18, o secretário Gelson Leite participou de um painel, juntamente com representantes de cidades como Porto Alegre, Curitiba, Recife, Buenos Aires e Bogotá. Na sua apresentação, Leite falou sobre os programas de ação climática existentes em BH e também dos planos para novos projetos, incluindo a implantação de novos parques na cidade.

Para o secretário, a participação no Congresso Mundial do ICLEI     foi muito importante por ser um momento de grande troca de experiências. “Tivemos a oportunidade de conhecer políticas ambientais do mundo inteiro, projetos climáticos muito interessantes. Aproveitamos a oportunidade para buscar financiamentos para a implementação de projetos na cidade, como de novos parques”, comentou Gelson Leite.