Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Fazenda inicia programa de capacitação de auditores de tributos
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Secretaria de Fazenda inicia programa de capacitação de auditores de tributos

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Fazenda iniciou, na manhã desta segunda-feira (7), o Ciclo de Palestras da Administração Tributária de Belo Horizonte. O evento, que se encerra em 18 de novembro, tem o intuito de promover a atualização dos servidores da Receita Municipal, bem como a capacitação dos 22 novos auditores fiscais de tributos municipais, recém empossados, nos importantes temas que perpassam a gestão tributária municipal.

O evento terá 30 palestras ao todo, abordando temas da atualidade da tributação municipal e da área de tecnologia e gestão fiscal, por diversos professores e especialistas do país. As exposições serão ministradas de modo presencial e em teleconferência, por especialistas e professores que lidam com questões tributárias e da gestão fiscal, bem como por técnicos e profissionais da PBH, notadamente da própria Receita Municipal, Procuradoria do Município, Prodabel, Secretaria de Política Urbana e Controladoria, que apresentarão os principais assuntos que compõem a atual agenda e estratégia de gestão da Receita Municipal.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do Prefeito Fuad Noman, que valorizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda.

"A missão principal da Receita é arrecadar recursos dentro da lei e administrá-los para que eles fiquem à disposição da Prefeitura na realização de obras, serviços e políticas públicas, que são tão importantes para o Município. Não existe governo sem recursos. De outra sorte, é também nossa missão ajudar quem quer produzir, vender. Precisamos saber qual é o nosso cliente, qual o nosso fiscalizado", disse.

A solenidade de abertura contou com a presença do superintendente 6ª Região da Receita Federal do Brasil, Dr. Mario José Dehon Santiago. O professor e auditor de tributos municipais José Alberto Oliveira Macedo – SMFA/São Paulo – integrante da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – ABRASF, tratou da “Reforma Tributária para os Municípios e para o Brasil – Simplifica Já”.

Organizador do Ciclo de Palestras de Administração Tributária de Belo Horizonte, o subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, aponta a necessidade da capacitação permanente dos servidores para assumirem os desafios de uma economia e sociedade em constante transformação.

"A Secretaria Municipal de Fazenda sempre teve preocupação com a capacitação permanente dos servidores. Ao longo da pandemia, todas as atividades estavam suspensas. Estamos retomando agora. Nos padrões atuais, é a primeira vez que acontece, mas a realização de palestras e debates é algo que faz parte da cultura administrativa da Receita Municipal. Esperamos, com esse novo evento, inaugurar uma série de outros ciclos", concluiu.