Pular para o conteúdo principal

Samba e Ancestralidade ditam o tom do Circuito Municipal de Cultura em dezembro
Foto: Victoria Nasck

Samba e Ancestralidade ditam o tom do Circuito Municipal de Cultura em dezembro

criado em - atualizado em

Dezembro começa com samba no pé na programação do Circuito Municipal de Cultura. Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, o Grupo Dez de Ouros se apresenta, às 19h, em formato on-line, pelo canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura e no site do Circuito. O show é uma experiência única de imersão na música brasileira que tem suas raízes nas tradições de Matriz Africana, com um repertório comprometido com a resistência das manifestações culturais negras no Brasil. A classificação é livre.  

O Dez de Ouros (BH) é fruto do encontro da cantora Beth Leivas e de cinco grandes músicos, dando origem a um projeto potente, unindo o repertório da cantora, que já passeia pelos ritmos afro-brasileiros, com o talento e a longa vivência musical dos instrumentistas Lelei e Samir Valente (percussão), Caio Valente (contrabaixo e percussão), Fábio Miudinho (cavaco) e Flávio Fontenelli (violão de sete cordas). 

No dia 8, às 16h, a roda é toda delas. As artistas Fabiana Cozza (SP), Aninha Felipe (MG), Viviane Santos (BH), Diza Franco (BH), Dona Eliza (MG), Raquel Seneias (BH) e a banda composta por Fabíola de Paula (BH), Solange Caetano (BH), Ana Paula GDS (BH), Júlia Nascimento (BH), Karen Fidelis (BH) e Maria Elisa Pompeu (BH) soltam a voz em homenagem ao Dia Nacional do Samba, tendo como anfitriã e mestre de cerimônias a cantora Dóris (BH).  

A apresentação acontece em formato presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, no Mercado Popular da Lagoinha. Os ingressos podem ser retirados com antecedência, de forma gratuita, no site do Sympla. Classificação livre. 

Atrações em parceria com o FAN-BH 

Ainda em clima de celebração, Tom Nascimento (BH) apresenta o show “Oferenda”, no dia 9 de dezembro, às 20h, dentro da programação do projeto Quinta no Raul. A atração acontece em formato presencial no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado, em parceria com o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH), que será realizado de 4 a 12 de dezembro. 

“Oferenda” propõe um desdobramento e aprofundamento do show "Sois África'', que reverencia a ancestralidade e espiritualidade do artista. Tom se apresenta  com seu violão percussivo, looping, berimbau, caixa de folia e voz, apresentando canções, poemas e reflexões que nasceram no dia de cada entidade, deidade orixá e/ou santos. 

Após a apresentação musical, o artista lança o livro digital interativo “História do Tambor”, fruto de seus quase 20 anos de atuação como arte-educador e contador de histórias em escolas, centros culturais e outros espaços.  Os ingressos são gratuitos e a retirada pode ser feita pelo site DiskIngressos ou na bilheteria do teatro. A classificação é livre. 

Pelo projeto Música de Domingo, o compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia Filho (BA) apresenta o show de lançamento do álbum “Sopro do Interior” (classificação livre), em comemoração ao aniversário da cidade de Belo Horizonte. A apresentação, uma parceria com o FAN-BH, acontece presencialmente, no Teatro Francisco Nunes, no dia 12, às 17h, com retirada gratuita de ingressos pela plataforma DiskIngressos. 

Neste trabalho, ele apresenta com profundidade sua relação com a música, que segue uma tradição familiar e atravessa o ambiente artístico cultural que embala e o envolve: a cidade de Cachoeira (BA). E deságua em um caminho próprio, autoral, de experimentação e revelação de formas e forças musicais. Os destaques são as músicas “Mistério”, que em sua letra fala da fé na vida, do axé, dos mistérios que guardam as trilhas do dia a dia, de travessias, do destino, que enche um rio de esperança; e “Corpos Negros”, música afrobarroca e que soa o imaginário local, traz representações do quilombo em corpos negros e a ancestralidade enquanto luta. 

Circuito Cine Santê exibe “Pacarrete” 

O cinema também tem espaço entre as atrações de dezembro. O filme "Pacarrete" (classificação 12 anos), de Allan Deberton (CE), integra a programação do Circuito Cine Santê no dia 8, às 19h, com exibição presencial no Cine Santa Tereza. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo DiskIngressos na semana da exibição do filme. 

Pacarrete é uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas ninguém parece se importar.    

No dia 10, às 20h, será realizado um debate on-line, em formato live, no canal da Fundação Municipal de Cultura e site do Circuito. Participam  o diretor do filme, Allan Deberton, o ator João Miguel (BA) e a mediação fica por conta da professora e pesquisadora audiovisual Vanessa Santos (BH). 

Serviço
 
O QUÊ: Grupo Dez de Ouros no Dia do Samba 
QUANDO: 2 de dezembro, às 19h
ONDE: Youtube da Fundação Municipal de Cultura e no site do Circuito
CLASSIFICAÇÃO: Livre 

O QUÊ: Dia Nacional do Samba - Roda de Samba com Fabiana Cozza, Aninha Felipe, Viviane Santos, Diza Franco, Dona Eliza, Raquel Seneias e Dóris 
QUANDO: 8 de dezembro, às 16h
ONDE: Mercado Popular da Lagoinha 
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

O QUÊ: Tom Nascimento no show “Oferenda” e no lançamento do livro “História do Tambor”.
QUANDO: 9 de dezembro, às 20h
ONDE: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

O QUÊ: Mateus Aleluia no show “Sopro do Interior” 
QUANDO: 12 de dezembro, às 17h
ONDE: Teatro Francisco Nunes
CLASSIFICAÇÃO: Livre 

O QUÊ: Circuito Cine Santê - Exibição do filme “Pacarrete”
QUANDO: 8 de dezembro, às 19h
ONDE: Cine Santa Tereza 
CLASSIFICAÇÃO:  12 anos 

O QUÊ: Circuito Cine Santê - Debate sobre o filme “Pacarrete” (12 anos)
QUANDO: 10 de dezembro, às 20h
ONDE:  Youtube da Fundação Municipal de Cultura e no site do Circuito
CLASSIFICAÇÃO:  12 anos