Pular para o conteúdo principal

Saiba como será o trânsito em áreas reservadas para o Carnaval 2023
Foto: PBH/ Arte

Saiba como será o trânsito em áreas reservadas para o Carnaval 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar um grande esquema de trânsito para a programação de blocos do Carnaval 2023 entre os dias 18 e 21 de fevereiro. 

 

Na Área Central, no Santa Tereza e na Pampulha serão delimitadas áreas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura fixa de interdições de vias e desvios no trânsito para garantir o desfile seguro dos foliões, mas também preservando a mobilidade e minimizando os impactos para quem precisa se deslocar na capital.

 

Área Central

Serão cinco áreas (Hipercentro, Floresta, Av. Brasil,  Savassi e Barro Preto) de desfiles dos blocos em que as vias serão interditadas a partir das 10h de sábado (18). As áreas do Hipercentro e Savassi ficarão fechadas 24h. As áreas da Floresta, Av. Brasil e Barro Preto terão liberação às 23h. Confira os detalhes e os mapas no Portal da Prefeitura.

 

Fora do horário dos desfiles, será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal.  Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos. 

 

Faixas e banners serão implantados para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

 

A recomendação é que os motoristas priorizem a Av. do Contorno, margeando a Área Central, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Com o WAZE e o Google Maps o motorista poderá acompanhar os trechos interditados e reservados para desfile dos blocos, sugerindo assim ajustes no itinerário.

 

Santa Tereza

As vias no bairro Santa Tereza serão interditadas a partir das 9h e reabertas a partir das 19h, diariamente, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. Confira o mapa no Portal da Prefeitura.

 

Pampulha

As vias no entorno do Mineirão serão interditadas uma hora antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas após a dispersão. Estão programados blocos nos dias 16, 17, 18 e 21 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. Confira o mapa no Portal da Prefeitura.

 

Área hospitalar

O acesso à área hospitalar, próxima ao centro da cidade, é prioridade na operação do Carnaval. A circulação será pela av. do Contorno acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. Todo esse trajeto estará livre para o trânsito e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos. Os serviços de emergência vão utilizar essas rotas, portanto, dê sempre preferência para ambulâncias e viaturas.  Confira o mapa no Portal da Prefeitura.

 

Tecnologia

A recomendação é que os motoristas utilizem os aplicativos como GoogleMaps e Waze, que vão informar os locais com as interdições de trânsito das áreas reservadas para desfile dos blocos. Com essa informação os aplicativos vão traçar rotas alternativas evitando e margeando os locais da folia. Confira a programação das interdições no Waze Event para todos os dias de Carnaval na capital.

 

Agentes nas ruas

Em média serão 400 agentes da BHTrans atuando diariamente durante o Carnaval nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT) e em parceria nas ruas com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Somando com outras equipes (semafórica, COP-BH, reboques, entre outros) serão mais de 630 profissionais.

 

Dica: Com tantas pessoas circulando pelas vias durante a folia é fundamental ter muita atenção com os pedestres. Reduza a velocidade, seja gentil e dê preferência às pessoas. Que seja um Carnaval seguro e de todo mundo. E se  beber, não dirija.