Pular para o conteúdo principal

Rinoceronte do Zoo-BH completa 53 anos nesta quinta-feira
Foto: Suziane Brugnara

Rinoceronte do Zoo-BH completa 53 anos nesta quinta-feira

criado em - atualizado em

O animal mais velho do Zoológico de Belo Horizonte, a rinoceronte Luna, completa 53 anos no dia 4 de maio. Ela já superou a expectativa de vida para a espécie, sob cuidados humanos, que é entre 40 e 50 anos. Para comemorar a data, o animal receberá, às 9h30 desta quinta-feira, uma dieta especial de aniversário e um bolo. O cardápio contará com melancia, mamão, banana, beterraba, cenoura e capim. 

 

Quem for visitá-la poderá participar de um bate-papo, próximo ao recinto do animal. A equipe da Gerência do Jardim Zoológico estará atendendo ao público para falar um pouco sobre a história, curiosidade e cuidados com a Luna e demais espécies.

 

Devido à idade bem avançada, a rinoceronte conta com uma rotina especial de cuidados, que são essenciais para a saúde e bem-estar. A dieta é elaborada de forma balanceada e de acordo com necessidades nutricionais bem específicas. Além disso, devido a um quadro de conjuntivite crônica, resultado de fatores alérgicos e que faz com que os olhos acumulem secreção, Luna é acompanhada diariamente pelo setor de veterinária. Dessa forma, uma equipe realiza a limpeza dos olhos nos períodos da manhã e da tarde, a fim de evitar complicações e também garantir o conforto do animal. 

 

Esse procedimento pode ser feito de forma rotineira devido ao Programa de Condicionamento Animal do Zoológico, que consiste em um conjunto de técnicas para que, sem necessidade de sedação ou contenções mais bruscas, seja possível realizar o manejo e os processos médicos-veterinários. Com a aplicação das técnicas, o animal passa a "cooperar" com a equipe técnica e, a partir de comandos, permite que sejam realizadas as práticas.

 

Espécie ameaçada de extinção

 

Luna é um rinoceronte-branco de uma espécie africana ameaçada de extinção e que, apesar do nome, possui a pele acinzentada. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome popular está relacionado a um mal-entendido histórico. Por causa da mandíbula “larga”, os povos africanos descendentes dos colonizadores holandeses chamavam por “wijd” (largo), em inglês “wide”, mas os ingleses entenderam o termo como “white” (branco).

 

Na natureza são muitas as ameaças aos rinocerontes. Dentre as principais, está a caça predatória para abastecer o comércio internacional ilegal de cornos de rinoceronte. Acredita-se que eles tenham poderes afrodisíacos e medicinais, mas sem comprovação científica. 

 

 

Papel dos zoológicos na conservação de espécies

 

Os zoológicos desempenham um papel fundamental na conservação integrada dos animais. A partir do trabalho realizado por essas instituições há como desenvolver pesquisas científicas em diversas áreas, como as da biologia, ecologia, comportamento, nutrição, saúde e bem-estar. Desta forma, é possível conhecer as espécies melhor e compreender a maneira como elas se relacionam com o ambiente natural. Essas entidades contribuem, ainda, com programas educativos que estimulam a formação de cidadãos sensíveis e comprometidos com a causa.