Pular para o conteúdo principal

Prefeito Álvaro Damião anuncia reabertura parcial da Praça do Papa durante visita a obras
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeito Álvaro Damião anuncia reabertura parcial da Praça do Papa durante visita a obras

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião visitou nesta quinta-feira (10) as obras de revitalização da Praça do Papa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos, que ganharam novo ritmo com a chegada dos pisos cerâmicos especiais. A expectativa é que parte do espaço seja reaberto ao público em agosto. A obra segue regras de preservação das características originais da praça, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

“A Praça do Papa tem uma relação com a história da cidade. Quem é de Belo Horizonte com certeza já passou por aqui, é uma das vistas mais lindas da cidade, de todo o Centro, com a Serra do Curral ao fundo. Estamos tratando esse espaço com muito carinho e queremos reabrir toda a praça até o fim do ano”, afirma o prefeito.

Álvaro Damião ressaltou que, a pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Prefeitura avalia a instalação de uma estátua do Papa João Paulo II na praça. “Eu era uma das milhares de pessoas que estavam aqui na década de 1980, quando João Paulo II visitou Belo Horizonte. A praça leva o nome dele e é justa a homenagem com a estátua. Estamos olhando com a Secretaria de Cultura e com a Arquidiocese para atendermos esse pedido”.

Intervenções

Iniciada em fevereiro de 2024, a obra inclui a troca completa do piso, reforma dos bancos, ampliação da área de lazer com a incorporação da rua entre os trechos da praça, além da modernização da iluminação, paisagismo e instalação de novos brinquedos e equipamentos de ginástica. O investimento total na revitalização é de R$ 11,1 milhões, com recursos próprios da Prefeitura e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), dentro do programa Centro de Todo Mundo. 

O cronograma de intervenções foi alterado em função de um problema no fornecimento das placas cerâmicas que compõem o piso do espaço. Por causa dessa questão técnica com a fornecedora, a única do país que trabalha com esse tipo de material, os prazos foram afetados.  

O piso original, composto por placas cerâmicas industriais com desenhos e cores específicas, está sendo substituído rigorosamente conforme o projeto aprovado pelos órgãos de proteção patrimonial municipal, estadual e federal. Apesar dos ajustes no cronograma causados pela demora na entrega dos pisos, não houve paralisação da obra nem aumento de custos da obra.