Pular para o conteúdo principal

Requalificado, centro esportivo reabre no Dom Bosco para atender 384 alunos
Foto: Marcelo Machado

Requalificado, centro esportivo reabre no Dom Bosco para atender 384 alunos

criado em - atualizado em

Após requalificação, implantação de catraca eletrônica e sistema de monitoramento por câmeras ligado ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), o Centro Esportivo Dom Bosco será reaberto nesta quarta-feira, dia 3, para atendimento a 384 alunos de programas da Prefeitura de Belo Horizonte

O equipamento, que ocupa uma área de 3.450 metros quadrados no bairro Dom Bosco, região Noroeste de Belo Horizonte, passou por obras de requalificação e reforma geral com investimento em torno de R$ 460 mil, recursos da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

O Centro Esportivo Dom Bosco conta com um ginásio com quadra poliesportiva, uma quadra externa poliesportiva e uma quadra externa de peteca, além de pista de skate, academia a céu aberto, edificação com salão multiuso e banheiros. 

As duas quadras poliesportivas receberam sistema de iluminação de LED, novas traves de futsal, tabelas de basquete e alambrado. Redes foram instaladas sobre as quadras do ginásio e externa para a proteção da iluminação e dos usuários, além de evitar o extravio de bolas. 

O piso de todas as três quadras foi pintado e demarcado, possibilitando, assim, o uso para diversas modalidades esportivas. Houve também pintura interna e externa de todas as edificações, dos muros de divisa e de piso de toda área descoberta, além de substituição de portas e instalação de grades nas janelas e portas do salão multiuso. 

Para a maior segurança dos frequentadores, os muros frontais foram elevados, foi construída guarita e instalada sirene, catraca eletrônica com sistema de cadastramento e leitor biométrico e 21 câmeras de monitoramento interligadas ao sistema do COP-BH. 

“A exemplo da Praça Saudade, o Centro Esportivo Dom Bosco se tornou um equipamento de primeiro mundo, com infraestrutura de ponta e sistema de inteligência que vai orientar nossos serviços para melhor atender ao público e também promover maior segurança aos usuários e frequentadores”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.  

A Praça da Saudade, no bairro da Saudade, região Leste de Belo Horizonte, foi o primeiro espaço requalificado nesses moldes. A catraca eletrônica com sistema biométrico em ambos os equipamentos, com cadastramento dos usuários, permite uma gestão inteligente pela Prefeitura. “É possível conhecer melhor o perfil do público, com relação a faixa etária, índice de retorno ao equipamento e outras informações que vão nos permitir uma gestão mais eficiente e decisões mais assertivas”, explica Elberto Furtado.

Polo esportivo 

O Centro Esportivo Dom Bosco será reaberto para o projeto Polo Regionalizado de Formação Esportiva, com aulas de futsal, ginástica rítmica, judô e boxe para  240 crianças e adolescentes  de 6 a 17 anos, e de futsal, boxe, dança coletiva e ginástica funcional para 144 alunos jovens e adultos (acima de18 anos). A data da reabertura do equipamento a toda a população ainda será divulgada.