Pular para o conteúdo principal

Representantes do México visitam BH para conhecer soluções urbanas
Foto: Tiago Penna

Representantes do México visitam BH para conhecer soluções urbanas

criado em - atualizado em

Entre segunda e quarta-feira desta semana (27 a 29), representantes do governo da Cidade do México estiveram em Belo Horizonte para visitas técnicas e workshops sobre projetos e soluções urbanas realizadas com sucesso na capital mineira. O intercâmbio faz parte do Projeto City Tandem, da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), e tem como objetivo promover as trocas de conhecimentos e práticas sobre florestas urbanas, com soluções baseadas na natureza, entre municípios que enfrentam desafios semelhantes no planejamento e gestão urbana.

 

A seleção do City Tandem foi feita por um comitê formado por parceiros do Clearing House, programa de intercâmbio de soluções urbanas entre a Europa e a China, que elegeram Belo Horizonte para compartilhar seu conhecimento sobre o tema com a Cidade do México. A cidade foi a única brasileira selecionada em uma ampla concorrência mundial, que contou com a participação das maiores metrópoles da américa-latina filiadas à rede Metropolis.

 

“A cooperação internacional é um importante catalisador de sucesso no desenho e implementação de políticas públicas em Belo Horizonte. Fazer contato com uma cidade que apresenta desafios e visões iguais às nossas, fortalece nossa capacidade de entregar resultados à população com grandes impactos em sua qualidade de vida, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente e nos prepara para os efeitos das mudanças climáticas”, afirma o Diretor de Relações Internacionais da PBH, Bernardo Ribeiro.

 

Os representantes da Cidade do México, Carmen Yenitzia Chávez Carpio e Valder Vladimir Pliego Del Ángel, conheceram as Agroflorestas Urbanas e a Biofábrica de Joaninhas; equipamentos como os Centros de Educação Ambiental, o Jardim Botânico e o Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam); além dos parques das Mangabeiras e Nossa Senhora da Piedade - uma obra que fez parte do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, o Drenurbs/Nascentes.

 

No programa, foram apresentados princípios de implementação de sistemas agroflorestais; experiências de implantação de infraestrutura verde como alternativa para a recuperação de uma área degradada e fornecimento de serviços ecossistêmicos para a comunidade; estratégias para preservação da flora e controle de pragas; programa de preservação das bacias hidrográficas; e descobertas sobre controle biológico.

 

Os convidados participaram também de dois dias de workshops com agentes da Prefeitura para conhecerem outros projetos desenvolvidos pelo executivo municipal, sempre acompanhados pelos representantes da Metropolis, Guillaume Berret, e do Instituto Florestal Europeu (EFI), Rik de Vress.

 

A escolha da agenda provém do interesse das duas cidades em iniciativas locais voltadas a temas ligados à mitigação de ondas de calor, à melhoria da qualidade do ar, às infraestruturas verdes e aos intercâmbios sócio-culturais. Belo Horizonte é, hoje, uma referência internacional em sustentabilidade e soluções baseadas na natureza. Por meio das políticas ambientais, a cidade desenvolve iniciativas que entregam soluções efetivas aos desafios globais por meio da sustentabilidade, da utilização de recursos naturais, da educação ambiental e de metas administrativas que fornecem benefícios em termos de biodiversidade, garantia de mitigação de danos e preservação ao ecossistema, bem como na expansão da qualidade de vida para a comunidade.

 

Aprendizados para todos

 

Na semana passada, entre os dias 22 e 24 de março, o Diretor de Relações Internacionais da PBH, Bernardo Ribeiro, e o Diretor de Gestão Ambiental da PBH, Dany Silvio Souza Leite, também tiveram a oportunidade de conhecer soluções urbanas e projetos integrados de gestão de infraestruturas verdes implementadas pelos gestores da Cidade do México. Exemplos que apresentam soluções para desafios que Belo Horizonte enfrenta em seu constante trabalho nesta área.

 

“Visitar projetos bem implementados em outras cidades do mundo, que podem nos ajudar a solucionar problemas e desafios de Belo Horizonte, é muito enriquecedor. Com certeza, o aprendizado que obtivemos na Cidade do México será transformado em realizações de grande impacto por aqui, baseadas nos excelentes resultados que vimos em nossa visita”, comenta Dany Sílvio.

 

Para consolidar a troca de aprendizado entre as cidades, serão elaborados relatórios técnicos que serão apresentados pela Rede Metropolis e pelo Clearing House a todos os demais atores internacionais envolvidos com a rede, na expectativa de difundir os trabalhos realizados em ambos os municípios e promover ainda mais oportunidades de parcerias internacionais para que Belo Horizonte e a Cidade do México avancem em suas políticas ambientais.