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Superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas.
Rodrigo Clemente/PBH

Relatório demonstra melhorias no transporte público após repasse às empresas

criado em - atualizado em

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, na Câmara Municipal, o quarto relatório sobre o desempenho do transporte coletivo da capital. As condicionantes do acordo firmado entre a PBH, Câmara e as empresas de transporte têm sido cumpridas e, entre as melhorias realizadas até o momento, está o aumento da quantidade de ônibus para o atendimento dos usuários e a ampliação da oferta de viagens. As reuniões, para avaliar e discutir o aprimoramento do serviço prestado, são realizadas mensalmente desde o início do repasse do subsídio às concessionárias do setor, garantindo transparência ao processo.

 

A frota disponibilizada, por exemplo, saiu de 2.113 veículos para 2.249, considerando os meses de julho e outubro. Já em dias úteis típicos são ofertadas, no mínimo, 21.708 viagens e no período noturno, de meia-noite às 3h59, estão sendo realizadas pelo menos 528 viagens. A ampliação de 30% em relação ao quantitativo anterior segue o acordado entre a Prefeitura, Câmara Municipal e as concessionárias. A Lei 11.367/ 2022 determina ainda o congelamento das tarifas em R$ 4,50 até março de 2023.

 

O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, detalhou o monitoramento diário da operação, que tem sido de grande importância para a tomada de decisões. "O processo e operacionalização dos valores dedicados ao subsídio envolvem agentes de campo, equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e a escuta ativa das demandas dos cidadãos. A partir de um trabalho de inteligência, utilizando fiscalização e observação de dados, é executado o plano de ação para implementação de melhorias".

 

As reclamações registradas oficialmente são todas respondidas e, para facilitar o acesso, foi disponibilizado também mais um canal de comunicação com a população, o WhatsApp. De julho até o momento, houve uma redução de 3.990 para 3.111 solicitações, demonstrando êxito nos esforços empreendidos pela Prefeitura.

 

"Caso não sejam demandas emergenciais e de tratamento imediato, as contribuições são integradas ao plano de ação. Sendo assim, são definidas medidas estruturais como a criação de sublinhas, a exemplo da 607 que faz o trajeto Estação Vilarinho/ Esplendor. Há também a possibilidade de alteração de itinerários, como é o caso da linha 715 que faz o curso Estação São Gabriel/ Monte Azul, para atendimento ao Centro de Saúde MG20", explicou o superintendente.

 

As ações são contínuas e envolvem monitoramento e ajustes progressivos. Para isso, as contribuições dos passageiros devem ser registradas exclusivamente pelos canais oficiais disponibilizados pelo município, sendo o WhatsApp no número (31) 98472-5715, o Portal de Serviços e o PBH APP. As manifestações são repassadas às concessionárias.

 

Acesse o relatório mensal com todas as informações.