Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária será promovida pela primeira vez no Edifício JK
Qu4rto Studio/Divulgação

Feira da Economia Solidária será promovida pela primeira vez no Edifício JK

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar neste sábado (8) a primeira edição da Feira da Economia Solidária no tradicional Edifício JK. A feira, que integra a política de Economia Popular Solidária (EPS), coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE), será das 9h às 15h, com entrada pela Rua dos Timbiras, 2.500, Bairro Santo Agostinho.

Dezenas de expositores que integram os grupos da EPS vão levar ao Edifício JK produtos de artesanato, vestuário e confecção, além das barracas com comidas tradicionais. O subsecretário de Trabalho e Emprego, Luiz Otávio Fonseca, explica que a realização da primeira edição da feira no conjunto tradicional tem o objetivo de democratizar o acesso dos moradores aos produtos da economia solidária.

“Ao chegar ao Edifício JK, estamos seguindo a estratégia da PBH de levar as feiras a novos pontos da capital, não só para democratizar o acesso aos produtos, mas promover o encontro de diferentes comunidades com o comércio popular. Já realizamos no Conjunto IAPI e temos o objetivo de levar a iniciativa para outros condomínios, além das vilas e favelas, o que se traduz em inclusão territorial e socioeconômica”, ressalta o subsecretário.

Inclusão

A Feira da Economia Solidária é uma política pública da SMDE para fomentar a economia com a geração de trabalho, renda e inclusão social. Todo o trabalho de formação e apoio aos empreendedores é realizado pelo Centro Público de Economia Solidária (Cepes), ligado à Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Sute/SMDE).

Atualmente, o Cepes conta com mais de 200 grupos cadastrados, que atuam nos segmentos de artesanato, vestuário, cosméticos e alimentos.