15 Maio 2024 -
A rede SUS-BH recebeu mais 25 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. São 24 médicos que já atuam em Equipes de Saúde da Família de centros de saúde da cidade, distribuídos pelas nove regionais da cidade, e um profissional que integra a equipe do Consultório na Rua. A chegada dos novos profissionais tem por objetivo recompor o quadro de trabalhadores e garantir uma assistência mais ágil e assertiva à população.
Cabe destacar que esses profissionais poderão permanecer nas unidades da rede SUS-BH por quatro anos, sendo possível prorrogar por esse mesmo período. Para a definição da unidade de atuação dos profissionais são avaliados alguns aspectos como equipes incompletas e centros de saúde de maior índice de vulnerabilidade social.
Na terça-feira (14) os médicos recém-chegados participaram de um evento de boas-vindas e alinhamento com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, e dos ministérios da Saúde e Educação. O evento foi realizado para ampliar a integração com as atuais diretrizes do município, por meio da capacitação “Módulo recepção e alinhamento para os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil”.
Além dos médicos, puderam participar do encontro os supervisores e gestores. O objetivo foi o de aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências relevantes para a prática médica e a gestão em saúde. O subsecretário de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde, Marcelo Alves Mourão, participou do encontro e reforçou a importância do trabalho humanizado.
“A incorporação desses profissionais vai possibilitar o fortalecimento da formação deles e o estreitamento dos cuidados com a população, já que o programa une a prática com a formação, supervisão qualificada e a experiência”, disse o subsecretário.
Mais Médicos para o Brasil
O Programa Mais Médicos para o Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer e suprir a demanda de profissionais da Atenção Primária à Saúde e garantir assistência aos usuários. Além de ampliar o acesso, o programa traz melhorias na qualidade e humaniza o atendimento.
Atualmente, com esse novo incremento, o município conta com 91 profissionais vinculados aos programas ministeriais de provimento médico atuando nas unidades de saúde de Belo Horizonte.