Pular para o conteúdo principal

Rede Municipal de Educação de BH realiza eleições para nova gestão escolar
Divulgação/PBH

Rede Municipal de Educação de BH realiza eleições para nova gestão escolar

criado em - atualizado em

Servidores da Educação, estudantes a partir de 16 anos que estejam regularmente matriculados e os pais ou responsáveis legais de alunos matriculados em escolas da rede municipal de ensino poderão votar para escolher os novos diretores e vices das 323 escolas da Prefeitura de Belo Horizonte. O mandato será para o triênio 2025-2027. 

O primeiro turno da eleição será na próxima quinta-feira (5) de 8h às 20h.  Durante o dia, que será considerado letivo, as unidades educacionais dedicarão suas atividades exclusivamente ao processo eleitoral. Caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta dos votos (50% dos válidos mais um) haverá um segundo turno no dia 12 de dezembro. O processo contará com a participação de toda a comunidade escolar.

A campanha eleitoral teve início no dia 28 de novembro e se estenderá até o dia 4 de dezembro, quando os candidatos podem apresentar o Plano de Ação da Gestão Escolar, que abordarão propostas de melhorias nas áreas de Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Clima Escolar, além de Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira.

De acordo com César Eduardo de Moura, Diretor de Autorização e Organização Escolar (Daor), a realização da eleição “reforça o compromisso da PBH com o princípio da gestão democrática do ensino e com a participação ativa das comunidades na gestão das Emefs e das Emeis, que são conquistas históricas da Educação em Belo Horizonte”.

A escolha dos novos diretores e vice-diretores, que vão participar de ações de formação e desenvolvimento profissional promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, ao longo do mandato, será um marco importante para promover o bom funcionamento e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem das escolas da nossa cidade nos próximos anos;

O processo eleitoral segue o princípio pioneiro da gestão democrática, adotado desde a fundação da RME-BH, o qual visa garantir a colaboração entre todos os segmentos da escola, na definição de seus líderes.

Cursos

Uma novidade na eleição deste ano é que os candidatos a diretores e vice-diretores fizeram um curso de formação para disputar os cargos. O objetivo é orientar a revisão e o aperfeiçoamento dos Planos de Ação da Gestão Escolar que deverão ser apresentados pelos candidatos no ato de registro das chapas eleitorais, conforme regulamento do processo eleitoral.

Com carga horária de 24 horas e frequência mínima exigida de 75%, o curso terminou nessa quinta-feira (28) e abordou temas relacionados a “Dimensões, atribuições e práticas para uma gestão escolar democrática” e “Comunicação empática e assertiva na gestão escolar: promovendo um clima escolar favorável”.