Pular para o conteúdo principal

Rede Municipal de BH tem recorde de participação na Olimpíada de Matemática
Foto: Júlia Carolina Lopes dos Reis

Rede Municipal de BH tem recorde de participação na Olimpíada de Matemática

criado em - atualizado em

Com 118 escolas inscritas, este é o ano com maior participação da Rede Municipal de Belo Horizonte na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta terça-feira (30), está sendo realizada a primeira etapa das provas nas unidades de ensino participantes. Podem ser inscrever na 18ª edição da Olimpíada alunos matriculados do 6° ao 9° anos, incluindo o EJA. A OBMEP é voltada às escolas públicas e privadas, com o intuito de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Na edição de 2022, as escolas da Rede Municipal conquistaram 3 medalhas de ouro, seis de prata, 11 de bronze, 60 certificados de menção honrosa e 4 professores premiados. 

O professor de Matemática e coordenador do Laboratório de Investigação e Gestão da Aprendizagem (Liga) / Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), da Secretaria Municipal de Educação, André Luiz de Oliveira, destaca que a participação na OBMEP proporciona uma experiência enriquecedora, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. “Neste ano, com base em nossa trajetória de sucesso, temos ainda mais motivos para acreditar que continuaremos alcançando bons resultados. Nossos alunos estão dedicados e motivados, e os professores têm se empenhado em prepará-los para os desafios que a olimpíada apresenta”, comenta André, entusiasmado com a edição deste ano.

A Olimpíada possui duas fases, e a divulgação dos estudantes classificados para a segunda fase ocorrerá no dia 2 de agosto. As provas dos três níveis têm duração de 2h30 (duas horas e trinta minutos). Para os alunos que têm necessidades especiais e precisam de auxílio, a prova terá uma hora adicional de duração. Ela é formada por 20 questões objetivas, com cinco opções de resposta (a, b, c, d, e), e é corrigida pelos professores da própria escola, de acordo 
com o gabarito fornecido pela OBMEP.