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Crianças, estudantes da rede municipal de ensino, posam para a foto junto com professora. Ao fundo, painel de árvore.
Foto: Divulgação/PBH

Rede Municipal dá início ao cadastramento escolar

criado em - atualizado em

O cadastramento escolar para o Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal, pela primeira vez, só poderá ser feito pela internet. As inscrições estão disponíveis de hoje, dia 12, ao dia 23 de junho de 2017. Se os pais ou responsáveis não tiverem acesso à internet, poderão utilizar os computadores de uma das nove Gerências Regionais de Educação ou das escolas que permaneçam abertas nos fins de semana.

 

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Isso será possível por meio do Cadeweb, um sistema informatizado desenvolvido pela SMED e pela Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel). O sistema propiciará maior agilidade e transparência ao processo de cadastro de candidatos a vagas do Ensino Fundamental, em escolas municipais ou estaduais. A alocação do candidato na escola será realizada de maneira automática, por meio de georreferenciamento de dados, escolhendo a vaga mais próxima a sua residência. Por isso, é importante o preenchimento correto do endereço, incluindo o CEP. É importante salientar que, com o cadastramento on-line, não haverá prazo de prorrogação das inscrições.


Quem deve ser cadastrado para o Ensino Fundamental



- Crianças com seis anos de idade já completados ou que irão completar seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2018. 


- Crianças matriculadas em creches parceiras da Prefeitura. 


- Estudantes vindos de outros municípios. 


- Estudantes transferidos de escolas particulares. 
 

- Candidatos à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 

Para os menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pela mãe, pelo pai ou por um responsável maior de 18 anos. 


Crianças da educação infantil que já estiverem matriculadas em escolas municipais e em Umeis da Prefeitura de Belo Horizonte não precisam fazer o cadastramento, pois serão inscritas automaticamente.
 


Resultados do cadastramento escolar



A divulgação do resultado também será realizada pelo Cadeweb, que emitirá no ato do cadastro um número de protocolo para permitir a consulta. O resultado do cadastramento escolar estará disponível no Portal da PBH, a partir do dia 1º de dezembro de 2017. Os candidatos receberão também, em seus endereços, correspondência informando a escola para qual foram encaminhados, local e data da matrícula.
 


Matrículas



As matrículas serão realizadas de 11 a 15 de dezembro de 2017. Para garantir a vaga, o aluno, ou seu responsável, deverá comparecer a escola para qual foi encaminhado para efetivar sua matrícula levando os seguintes documentos:


- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;

- CPF do responsável;

- cópia e original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno;

- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios; retorno aos estudos; ou cursos da EJA.