Pular para o conteúdo principal

Rede de Identidades Culturais promove ações da cultura afro-brasileira e indígena
Foto: Ricardo Laf

Rede de Identidades Culturais promove cultura afro-brasileira e indígena

criado em - atualizado em

A Rede de Identidades Culturais promove durante todo o mês de agosto em centros culturais, centro de referência, museus e teatro municipais uma programação ampla e diversificada, com oficinas, exposições, roda de capoeira, entre outras ações. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo celebrar os 20 anos da Lei que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.  

 

A programação envolve atividades artísticas e formativas, todas com base na diversidade cultural, cidadania, equidade, democracia e diálogo intersetorial. Entre os equipamentos que receberão atividades em agosto estão o Teatro Marília, o Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Também recebem atividades o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, além dos 17 Centros Culturais descentralizados geridos pela Fundação Municipal de Cultura.

 

Em agosto, haverá o lançamento do e-book “I Jornada Cultaa - Textos e Contextos”, que ficará disponível a partir do dia 23 no Portal da PBH.  Os canais da FMC e do MIS BH no Youtube trazem ainda uma série de vídeos temáticos sobre a cultura afro-brasileira. Foram adicionados o minidocumentário “Casa Andante – Iemanjá”; o Vídeo-catálogo da exposição “NDÊ! Trajetórias Afro-Brasileiras em Belo Horizonte”; além dos vídeos “Religiosidade Afro-Brasileira” e “Capoeira da Memória - um tributo aos mestres”. Outro destaque deste mês será a exibição do documentário “Nossa História Nossa Gente – A Capoeira Enquanto Patrimônio Cultural Imaterial” em todos os 17 Centros Culturais, no dia 31, quinta-feira, às 19h. A programação integra o “Mês da Memória e Patrimônio Cultural - Centros Culturais, Lugares de Memória”, vinculado ao Projeto Territórios Criativos, com realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.

 

Outra atração de destaque será o “I Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira de Belo Horizonte”. O evento acontece de 24 a 27 de agosto, na sede da Funarte MG (Rua Januária, 68 - Centro), e reunirá mestres e mestras, praticantes e estudiosos acadêmicos e populares sobre a capoeira para refletir sobre este segmento cultural da cidade. A programação conta com a realização de vivências ministradas pelos mestres que são reconhecidos por seus pares como as principais referências das diversas vertentes da capoeira presentes na cidade. O objetivo é promover a experimentação das temáticas discutidas nas mesas de debates. O resultado das discussões, bem como os registros audiovisuais, serão contribuições documentais importantes para a constituição do Inventário e do Dossiê de Registro sobre a capoeira em Belo Horizonte. O seminário tem realização da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro e o Fórum da Capoeira de Belo Horizonte.

 

Rede de Identidades Culturais

 

Em 2023, completam 20 anos da Lei 10.639/03, e 15 anos em que foi alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Para celebrar esse marco, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza ao longo do ano uma programação cultural e formativa chamada de “Rede de Identidades Culturais”, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. Com isso, realiza a promoção da igualdade racial e o fortalecimento dos diálogos e difusão das culturas de matrizes  africanas e indígenas na cidade.

 

A Programação Rede de Identidades Culturais é uma ação desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, a partir das diretrizes do Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens, que integra as políticas públicas da Secretaria Municipal de Cultura. Ela tem como foco as diversas aprendizagens fomentadas a partir das práticas e capacidades culturais e como elas se relacionam com outros direitos sociais, sendo também fundamental na promoção da igualdade racial e no fortalecimento dos diálogos com as culturas de matrizes africanas e indígenas.

 

Serviço

Rede de Identidades Culturais – Julho

De 1º a 31 de agosto

Centros culturais, museus e teatro municipais

Atividades gratuitas

Programação completa: Portal Belo Horizonte