Pular para o conteúdo principal

Rede criada pela PBH se reúne para debater políticas públicas para o carnaval
Foto: Caio Marins

Rede criada pela PBH se reúne para debater políticas públicas para o carnaval

criado em - atualizado em

Com bons números, o Carnaval de Belo Horizonte retornou em 2023 mostrando a vocação da cidade para realizar uma festa descentralizada, diversa, segura e inclusiva. Para continuar impulsionando o festejo mais popular do país, a Belotur esteve presente em diversas agendas em Brasília-DF, na última semana, para debater políticas públicas e fortalecer toda cadeia produtiva do evento. Os compromissos fazem parte das ações realizadas pela Rede Cidades do Carnaval, iniciativa criada pela capital mineira para reunir os principais destinos que realizam a folia no país.

 

Além de realizarem os debates internos da Rede, os representantes de Salvador, São Paulo, Olinda, Brasília e Belo Horizonte se reuniram com integrantes do Ministério do Turismo e da Cultura e participaram de um encontro com parlamentares da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Entre as pautas das reuniões estiveram a intenção do Governo Federal em somar esforços à Rede, a apresentação do impacto que o carnaval tem na economia criativa de todo o país e a articulação para que políticas públicas sejam criadas a fim de potencializar a festa.

 

Representando Belo Horizonte no encontro, Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur, revela que as agendas em Brasília partiram da necessidade de debater políticas públicas para o fortalecimento e manutenção do carnaval a nível nacional. “A pujança do Carnaval de Belo Horizonte está em alta e trazer ao debate esses números é importante para que outros formatos, processos e políticas públicas sejam construídos. Nós, representantes da Rede, ficamos muito felizes com o reconhecimento que os parlamentares estão tendo com o carnaval, como uma manifestação cultural relevante. As agendas representaram uma ponte com outros carnavais e com setores importantes da esfera política nacional, pensando no aprimoramento coletivo da festa popular mais importante do país”, destaca Marah.

 

Sobre a Rede

 

A Rede Cidades do Carnaval, criada pela Belotur em 2020, tem como principal objetivo a integração dos gestores públicos das cidades que promovem os mais destacados carnavais brasileiros. Os encontros vêm proporcionando discussões sobre os desafios para a realização da folia e suas diferentes manifestações tradicionais, promovendo intercâmbios de boas práticas e inovações em formatos, processos e políticas públicas do carnaval enquanto evento de maior potencial turístico e cultural do Brasil.

 

A criação da Rede de Cidades do Carnaval nasceu dentro do Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Belotur. Foram realizadas diversas ações de qualificação e capacitação voltadas para produtores, artistas e gestores envolvidos no evento de rua. O objetivo foi contribuir e preparar esses profissionais para o enfrentamento das adversidades características do setor.