28 Abril 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur, estará presente no primeiro encontro presencial da Rede Cidades do Carnaval, iniciativa criada pela capital mineira para reunir as principais cidades que realizam a folia no país. O encontro terá como grande mote a assinatura de uma carta de intenções que indicará futuras ações da Rede. A agenda acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30, em São Paulo, e terá, ainda, a presença de representantes paulistas e dos municípios de Olinda, Salvador e do Distrito Federal.
A Rede Cidades do Carnaval, criada pela Belotur em 2020, tem como principal objetivo a integração dos gestores públicos das cidades que promovem os principais carnavais brasileiros. Em encontros virtuais, ela vem proporcionando discussões sobre os desafios para a realização da folia e suas diferentes manifestações tradicionais, promovendo intercâmbios de boas práticas e inovações em formatos, processos e políticas públicas do Carnaval enquanto maior evento de potencial turístico e cultural do Brasil.
Na pauta deste primeiro encontro presencial, além da assinatura da carta de intenções, os representantes municipais de cultura e turismo das cidades pertencentes à Rede discutirão sobre a importância da formação do grupo de trabalho, focando no reconhecimento e relevância do Carnaval, nacional e internacionalmente, por suas características que impactam nos municípios e estruturas coletivas, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país. Além disso, o encontro possibilitará a consolidação da Rede como instância representativa na criação de políticas públicas relacionadas ao Carnaval no Brasil até 2025. Também, como parte da programação, acontecerá uma visita técnica ao Sambódromo, além do acompanhamento do Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo.
Representando Belo Horizonte no encontro, Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur, revela que a criação da Rede partiu da necessidade de cocriar soluções e alternativas para a manutenção do Carnaval no país. “O intercâmbio gerado entre as cidades é um canal de troca mútua de experiências que tem contribuído para que outros formatos, processos e políticas públicas sejam construídos. Considerando a multiculturalidade do evento e seu impacto em diversas esferas, esses encontros representam uma ponte com outros carnavais e um aprimoramento coletivo da festa popular mais importante do país”, comenta Marah.
Sobre a Rede
A criação da Rede de Cidades do Carnaval nasceu dentro do Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Belotur. Foram realizadas diversas ações de qualificação e capacitação on-line voltadas para produtores, artistas e gestores envolvidos no evento de rua. O objetivo foi contribuir e preparar esses profissionais para o enfrentamento das adversidades características do setor.