27 November 2025 -
O Cine Santa Tereza recebe neste final de semana a 3ª edição da Mostra Inclusiva Lais, da produtora Opalmas, e com curadoria de Bárbara Sturm. O objetivo é promover a produção, exibição, divulgação e premiação de curtas-metragens aliados à inclusão social. As sessões acontecem no sábado (29), às 19h, e domingo (30), às 16h30, com a exibição de curtas metragens variados. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteira do cinema 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
O nome “Lais” é uma combinação formada pelas iniciais das palavras Libras, Audiodescrição, Inclusão e Social. A mostra é destinada ao público geral, incluindo pessoas com deficiência visual (com perdas visuais e cegueira) e pessoas com deficiência auditiva (com perdas auditivas e surdez). Nesta edição, serão exibidos 11 curtas-metragens nacionais, todos com audiodescrição e libras, sendo que 70% da programação será dedicada a curtas-metragens de diretoras mulheres.
A programação reúne obras que dialogam com temas sensíveis e profundamente humanos, atravessando narrativas de afeto, resistência e enfrentamento das desigualdades. Histórias centradas em relações familiares e em desafios do cotidiano aparecem tanto na ficção “Americana” (Agarb Braga, 2025), quanto nos dramas “Casulo” (Aline Flores, 2024) e “Mandinga” (Mariana Starling, 2025), que exploram maternidade, cuidado, autonomia e processos emocionais. Já produções como “Liberdade sem Conduta” (Dênia Cruz, 2024) e “Um Ato do Corpo Inteiro” (Mariana Fagundes, 2024) ampliam o olhar sobre experiências individuais marcadas por violência, superação e percepção sensorial, enquanto “Dois Passos” (Joyci Viegas, 2025) acompanha o percurso de uma menina da escola para sua casa, sem perceber que é uma “sobrevivente”.
O cotidiano circense ganha destaque no documentário “Mascates dos Sonhos” (Kristel Kardeal, 2024), enquanto tradições e futuro se entrelaçam na ficção científica indígena “Javyju – Bom Dia” (Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães, 2024). O curta infantil “O Menino que Não Amarrava o Tênis” (Carla Garcez, 2025), e a animação “Não É Sobre Pastéis” (Tiago Ribeiro, 2025), abordam descobertas, diferenças sociais e sentimentos da infância. Encerrando o conjunto, “Pulsão de Vida” (Ana Cândida, 2025) apresenta a trajetória inspiradora de uma bailarina que transforma a arte em força vital na luta contra uma doença.
Serviço
Mostra Inclusiva Lais – 2ª edição
Data: sábado (29), às 19h, e domingo (30), às 16h30
Ingressos: gratuitos pela plataforma Sympla ou meia hora antes na bilheteria do cinema, conforme disponibilidade
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)
